Your SEO optimized title

TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): TECNO, lobby, pirataria e várias sugestões.

Embora seja considerada uma atividade ilícita em Portugal, o lobby é uma atividade profissionalizada nos Estados Unidos da América e faz movimentar muito dinheiro entre empresas tecnológicas e políticos.

Lá, esta é uma forma legal de as empresas fazerem valer os seus interesses junto dos decisores políticos, chegando, por vezes, a endereçar pagamentos a certas entidades em troca de um voto favorável em matérias de legislação.

Neste setor, as tecnológicas têm cada vez mais presença e documentos do Lobbying Disclosure Act mostram que Facebook, Google, Apple e Amazon destacam-se das restantes congéneres, investindo milhões de dólares todos os anos para influenciar os legisladores de Washington D.C.

Damos o exemplo da líder desta lista, a Google. Os dados mostram que entre janeiro e junho deste ano, a empresa já gastou 5,9 milhões de dólares com o lobbying.

Criado há cerca de dois anos, o chamado Memorando de Entendimento Antipirataria levou a uma redução de 69,7% no acesso dos portugueses a sites com conteúdos ilegais.

O valor representa a maior descida percentual a nível mundial conseguida por um programa oficial de bloqueio a sites que disponibilizam ilegalmente conteúdos audiovisuais, referem as entidades promotoras.

Os dados constam do novo estudo da INCOPRO, realizado para a Motion Picture Association (MPA) com a participação da FEVIP, e confirmam que a iniciativa lançada em setembro de 2015, reduziu de forma muito significativa o acesso a esses mesmos endereços.

Os dados mostram que a utilização dos 250 principais sites não autorizados diminuiu 9,3% em Portugal, embora tenha aumentado cerca de 30,8% para o controlo global, enquanto o bloqueio de 65 desses sites a partir de território português levou a uma diminuição de 56,6% nos acessos, contra o aumento de 3,9% em termos globais.

Num balanço feito no final de 2016, foi revelado que o número total de páginas bloqueadas era de 689.

Agora falamos de motores de pesquisa. Google, Bing, Yahoo, Aol, há vários motores de pesquisa na internet e qualquer pessoa pode, rapidamente, obter a resposta à dúvida que motivou a utilização desta ferramenta.

Mas há pessoas preguiçosas que, e vez de realizarem elas próprias o trabalho de pesquisa, preferem perguntar a alguém.

Agora há uma forma de dar troco a esta atitude incomodativa. Como? Através de uma plataforma que lhes explica como funciona o mundo das investigações online, o LMGTFY (http://lmgtfy.com/).

Este site escolhe a plataforma de pesquisa que quer utilizar, escreve o termo que quer procurar, qual o conteúdo (web, imagens, notícias, etc.) e pede o link. Ao enviar este site que foi gerado aos seus amigos eles vão receber um pequeno tutorial de como se utiliza um motor de pesquisa e, em seguida, são direcionados para a página de resultados pretendida. E está! Pode ser que do outro lado aprendam a pesquisar!!!

Continuando a destacar sites que são, no mínimo, criativos, agora mostramos o Antipodes Map, um site que revela o que há, precisamente, no lado oposto do mundo.

Uma breve explicação: aos pontos colocados em extremos diametralmente opostos do globo, a ciência chama antípodas.

Ora bem… tem tudo a ver com a teoria popular de que um túnel, escavado bem fundo desde o ponto onde estamos até ao outro lado do mundo, nos levaria até à China.

A verdade é que de Portugal não vamos parar à China. Resta experimentar em www.antipodesmap.com

O TechRadar elaborou a lista dos 10 melhores smartphones do mundo.

Claro que se tratam de smartphones topo de gama de alto desempenho.

A galeria está organizada por ordem descendente, ou seja, do décimo para o primeiro classificado. Aqui está: Google Pixel, Lenovo P2, HTC U11, Sony Xperia XZ Premium, Motorola Moto Z, Samsung Galaxy S8 Plus, iPhone 7, OnePlus 5, iPhone 7 Plus e, o líder, Samsung Galaxy S8.

E para terminar, o cinema.

Está aí o filme “Baby Driver – Alta Velocidade”, do realizador Edgar Wright.

Ação e thriller é o que podemos esperar desta película protagonizada por algumas caras conhecidas e outras menos conhecidas do grande público.

A sinopse remete-nos para Baby, um jovem e talentoso condutor, especialista em fugas em assaltos (Ansel Elgort), que confia na batida da sua banda sonora pessoal para ser o melhor. Misturamos a miúda dos seus sonhos (Lily James), um chefe do crime (Kevin Spacey), e um golpe ambicioso e voilà, aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=UnQhoPYEgoI

Share This Post On