TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): roaming, segurança e wearables entre os temas.

O uso de dados móveis em ‘roaming’ na União Europeia aumentou dez vezes mais no primeiro semestre de 2019 face a 2017, segundo um relatório da Comissão Europeia.

A razão é simples, desde 15 de junho de 2017 que as taxas de utilização dentro do bloco europeu foram abolidas, pelo que os cidadãos da União Europeia podem usar o seu telemóvel durante uma viagem a outro Estado-membro e ainda à Islândia, Liechtenstein e Noruega sem terem que pagar taxas adicionais.

De acordo com esta primeira avaliação após o fim do ‘roaming’, para além do uso de dados ter aumentado dez vezes em média, no terceiro trimestre de 2018, coincidindo com o período do verão, atingiu um pico de 12 vezes mais do que antes da abolição das taxas.

Nesse período, entre julho e setembro de 2018, o número de chamadas feitas em ‘roaming’ triplicou, face ao primeiro semestre de 2017.

A Google vai dotar o Chrome de várias novidades destinadas a melhorar a segurança do seu navegador de Internet. Nota de destaque para a capacidade do Chrome avisar caso o seu nome de utilizador e palavra-passe sejam comprometidos num eventual roubo de informação.

O objetivo é avisar o utilizador do Chrome para a necessidade de tomar medidas adicionais para proteger os seus dados ou alterar a palavra-passe se for necessário. Além disso, a Google está também a tornar mais eficiente a capacidade do Chrome detetar se está a entrar num site perigoso, que procure obter dados dos internautas por via de esquemas de ‘phishing’.

Esta é, claramente, uma boa notícia, já que vai naturalmente melhorar a segurança online.

A distribuição de wearables cresceu 94,6% no terceiro trimestre deste ano, face ao ano passado.

São números recorde de distribuição para um único trimestre e registam que foram colocados nas lojas perto de 84,5 milhões de unidades de acessórios tecnológicos, conhecidos como wearables, durante o terceiro trimestre de 2019, avança a IDC.

Esse aumento muito considerável deu-se pela grande procura dos novos produtos que foram lançados no mercado, sobretudo ao nível dos auriculares, cada vez mais populares entre os utilizadores de smartphones e leitores de música.

Outro tipo de wearables que estão a ter muita saída são aqueles que de alguma forma interagem com os assistentes inteligentes, como o Alexa, Cortana e Google Assistant.

AApple lidera a distribuição de wearables no terceiro trimestre, tendo colocado nas lojas 29,5 milhões de equipamentos, dominando o mercado com uma quota de 35%. No segundo posto está a Xiaomi, que colocou no mercado 12,4 milhões de dispositivos, arrecadando 14,5% da fatia. A Samsung completa o pódio do segmento com 8,3 milhões de wearables distribuídos, com uma quota de mercado de 9,8%.

O Metacritic revelou os Melhores Jogos da Década.

Segundo a conhecida plataforma de agregação de notas, Super Mario Galaxy 2 e Zelda: Breath of the Wild lideram a tabela.

A lista revela quais os jogos com melhor classificação geral ao longo desta década e, apesar de muitos destes jogos estarem disponíveis em diversas plataformas, o Metacritic indica que apenas inclui a versão com mais análises. Além disso, todos os jogos elegíveis têm pelo menos 15 análises no site de agregado de notas.

A lista é composta por jogos fantásticos e é uma autêntica viagem pelo tempo, que faz os entusiastas dos videojogos pensar nos sensacionais momentos que tiveram ao longo destes 10 anos.

Este é o link para consultar a lista: https://www.metacritic.com/feature/best-videogames-of-the-decade-2010s?ref=hp

No cinema, destacamos a estreia do filme “Jumanji: O Nível Seguinte”.

Realizada por Jake Kasdan, a película marca o regresso de Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Karen Gillan aos papéis que tão animadamente interpretaram em 2017, na última entrega da saga.

O gangue está de volta em 2019, mas o jogo mudou. Quando regressam a Jumanji para resgatar um deles, descobrem que nada é como estavam à espera. Os jogadores terão de enfrentar lugares desconhecidos e inexplorados, desde os áridos desertos às montanhas nevadas, para escapar do jogo mais perigoso do mundo.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=yx9u6IsJrxM&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo