TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): redes sociais, GTA, Netflix e um gorila gigante.

O Instagram é a pior rede social para a saúde mental dos jovens. Esta é a conclusão da pesquisa #StatusofMind, que indica que a aplicação tem um impacto negativo na imagem que os utilizadores têm de si. No entanto é uma boa influência em termos de auto-expressão e auto-identidade.

Perto de 1.500 jovens entre os 14 e os 24 anos analisaram e classificaram de que forma as redes sociais como o YouTube, Snapchat, Twitter, Facebook e Instagram os influenciam em questões como a ansiedade e a solidão.

E se o YouTube obteve a classificação mais positiva, seguido do Twitter, o Instagram ficou no fundo da tabela. Segundo o relatório da Royal Society for Public Health (RSPH), “as plataformas que deveriam ajudar os jovens a conectarem-se podem estar, na realidade, a alimentar uma crise de saúde mental”.

Ainda nas redes sociais, e dada a recente polémica do Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg já disponibilizou a ferramenta que permite a cada utilizador saber se os seus dados tinham sido ou não recolhidos pela Cambridge Analytica.

Através do link https://www.facebook.com/help/1873665312923476?helpref=search&sr=1&query=cambridge cada utilizador terá a informação se os dados foram ou não recolhidos pela aplicação This is Your Digital Life, desenvolvida pela Cambridge Analytica.

Em todo o mundo, o Facebook estima que 87 milhões de pessoas tenham visto os seus dados recolhidos na sequência do escândalo com esta empresa de recolha de dados, que terá usado esses dados para influenciar as eleições americanas, sendo que mais de 70 milhões serão cidadãos norte-americanos e 2,7 milhões serão da União Europeia.

Saltamos para o Messenger, com a casa mãe, o Facebook, a confirmar que está a desenvolver uma opção que vai permitir aos utilizadores deste serviço de mensagens instantâneas apagar mensagens já enviadas para os seus contactos.

“Já discutimos esta funcionalidade há muito tempo. Agora vamos disponibilizar a capacidade de apagar mensagens para um público mais abrangente. Pode levar algum tempo. E até esta funcionalidade estar disponível, não apagaremos mais nenhumas mensagens de executivos. Devíamos ter feito isto mais cedo e pedimos desculpa por não o ter feito”, pode ler-se no comunicado de um representante do Facebook.

A funcionalidade dever ser lançada nos próximos meses.

Nos videojogos, ‘GTA V’ tornou-se o produto de entretenimento mais rentável de sempre, ultrapassando qualquer outro jogo, filme, livro ou álbum de música alguma vez lançado.

Segundo o MarketWatch, o último título da série ‘Grand Theft Auto’, originalmente lançado em setembro de 2013, já atingiu receitas de seis mil milhões de dólares (4.8 mil milhões de euros) e grande parte deste valor provém das microtransações que permitem aos jogadores adquirir itens extra para o popular modo online do jogo. Claro, mais de 90 milhões de unidades vendidas para várias plataformas são também um registo bastante positivo para ‘GTA V’.

O Netflix disponibilizou mais um estudo onde as estatísticas são o mote para percebermos como utilizamos a plataforma e, neste, o animal de estimação é um dos destaques.

Desde logo os dados revelam que 75% dos portugueses veem Netflix com o seu animal de estimação e 26% dos portugueses recorrem ao seu amigo patudo em busca de conforto durante uma cena triste ou assustadora. Há ainda 23% que assumem falar com o seu animal de estimação sobre a série ou filme que estiveram a ver.

Mais! 43% dos donos portugueses saíram do local onde estava sentado para que o seu amigo patudo ficasse mais confortável, 12% subornou-os com snacks para verem a sua série ou filme durante mais tempo, 9% foi ao ponto de deixar de ver a série pois o seu amigo parecia não estar a gostar do que estava a passar no ecrã e 51% dos subscritores portugueses encontram nos seus amigos de quatro patas o melhor parceiro para maratonas.

Mais!!! No caso português, concluiu-se que os donos de cães (27%) têm preferência pelas séries de ação, enquanto os donos de um gato (64%) preferem géneros como a ficção científica. Já no caso dos amantes de pássaros, esses parecem ter um gosto especial por séries de ação mais violentas como ´Marvel – O Justiceiro´, sendo que a única que parece consensual ao longo das várias espécies é ´Stranger things´.

Surpreendido?!

E para acabar destacamos o filme ´Rampage – Fora de Controlo´, que agora chega às salas.

Esta película realizada por Brad Peyton conta com o ator Dwayne Johnson como protagonista, acompanhado no ecrã por Naomi Harris e Jeffrey Dean Morgan.

A sinopse remete-nos para o primatologista Davis Okoyeé, um homem solitário que partilha um laço indestrutível com George, um gorila extraordinariamente inteligente criado por este desde o seu nascimento. Mas uma experiência genética que corre tremendamente mal transforma este primata dócil numa criatura furiosa e gigante. A situação piora quando se descobre que existem outros animais igualmente afetados por esta mutação.

Sendo este um filme de ação e aventura creio que já sabe o que se segue! Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qrzAE7WJCW0

Share This Post On