TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): póquer, tradução e outros registos históricos.


Um programa de inteligência artificial desenvolvido pela universidade Carnegie Mellon (EUA), em colaboração com investigadores da rede social Facebook, derrotou alguns dos principais profissionais de póquer, nomeadamente na variante mais popular, o ‘Texas hold´em’.

O Pluribus (é este o nome do programa de inteligência artificial) derrotou o profissional de póquer Darren Elias, que detém o recorde na maioria dos títulos do World Poker Tour, mas também Chris “Jesus” Ferguson, vencedor de seis eventos do World Series of Poker. Cada profissional jogou separadamente 5.000 mãos de póquer contra cinco cópias do Pluribus (que jogava contra ele próprio).

Noutra experiência envolvendo 13 profissionais, que ganharam mais de um milhão de dólares a jogar póquer, o programa jogou ao mesmo tempo com cinco deles e também ganhou.

Nota importante para quem conhece o jogo: o Pluribus calcula uma estratégia equilibrada tendo em conta todas as possibilidades e chega mesmo a não apostar quando tem a melhor mão!

O Google Translate é uma aplicação altamente recomendada, até porque uma nova atualização aumentou para 88 os idiomas que a funcionalidade de câmara é capaz de traduzir.

Esta funcionalidade possibilita, por exemplo, que os utilizadores apontem a câmara do smartphone para um cartaz, com a tradução a aparecer simplesmente no ecrã.

O The Next Web adianta que, agora, o Translate é capaz de reconhecer 88 idiomas e traduzi-los para mais de 100 línguas diferentes.

Traduções em modo offline são outra das grandes vantagens, uma vez que a atualização permite carregar mais idiomas para o smartphone, num processo de tradução mais rápido que é capaz de reduzir erros entre 55% a 85%, afirma a Google.

O Microsoft Word voltou a bater um recorde ao tornar-se na primeira aplicação da Play Store a ser instalada mais de mil milhões de vezes.

O histórico software de texto da Microsoft já possuía o registo de primeira aplicação a passar a barreira dos 500 milhões na Play Store. Chegou agora ao dobro… recorde redobrado, portanto!

Note-se que esta contabilidade tem em conta a própria instalação e não ao download da aplicação, pelo que é natural que esta fasquia tenha sido atingida através da contabilização dos utilizadores que já tinham o Microsoft Word instalado quando adquiriram o smartphone.

Assim, devido ao acordo que a Microsoft tem com certas marcas, é provável que muitos nem tenham sequer utilizado a aplicação.

Agora falamos dos prémios Emmy e da série ‘Game of Thrones’ (‘Guerra dos Tronos’, na versão portuguesa) que bateu o recorde dos últimos 25 anos (pertencia à antiga série NYPD) ao liderar, com 32 nomeações, a lista de candidatos a estes prémios da Academia de Televisão dos EUA.

‘Guerra dos Tronos’ recebeu mesmo o maior número de nomeações para uma temporada de uma série, aumentando para 131, o número conquistado ao longo das oito temporadas.

Na lista total de nomeações seguem-se as séries ‘The Marvelous Mrs. Maisel’, com 20 candidaturas, e a dramática ‘Chernobyl’, com 19. Nota ainda para o programa de televisão Saturday Night Live, com 18, a comédia ‘Barry’ e a minissérie ‘Fosse/Verdon!’, ambas com 17, e ‘When They See Us’, com 16 nomeações.

Nas plataformas digitais, a HBO, com 137 produções nomeadas, a Netflix, com 117, e a NBC, com 58, lideram a lista.

A entrega dos prémios da 71.ª edição dos Emmy Awards está marcada para o dia 22 de setembro.

Finalmente, no cinema, destaque para a estreia do filme ‘The Lion King’ (‘O Rei Leão’ no título português).

Realizadado por Jon Favreau, a versão original deste filme conta com as vozes de Donald Glover (Simba), Beyoncé Knowles-Carter (Nala), Billy Eichner (Timon), Seth Rogen (Pumba), Florence Kasumba (Shenzi), Alfre Woodard (Sarabi), Chiwetel Ejiofor (Scar), John Oliver (Zazu), Keegan-Michael Key (Kamari) e Eric André (Azizi), entre outros. Nota ainda para o regresso de James Earl Jones que, tal como na película de animação original de 1994, volta a dar voz a Mufasa, o pai de Simba.

A história é a clássica: Simba idolatra o pai, o rei Mufasa, e leva a sério o seu próprio destino real. Mas, nem todos no reino celebram a chegada da nova cria. Scar, irmão de Mufasa, e ex-herdeiro do trono, tem os seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é marcada pela traição, tragédia e drama, resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de um curioso conjunto de novos amigos, Simba terá que descobrir como crescer e recuperar o que é seu por direito.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=oVGNBRfPoYc


Share This Post On
468x60.jpg