TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): phishing, Facebook, Nintendo, entre outros colossos.

A Kaspersky disponibilizou dados sobre os ataques de phishing relativos ao segundo trimestre de 2019 e colocou Portugal no quinto lugar dos países mais atacados, com 17,47%.

Com 26,20% a Grécia foi o país mais afetado, avaliando as ativações dos sistemas antiphishing no mesmo período, seguindo-se a Venezuela com 25,67%, o Brasil com 20,86% e a Austrália com 17,73%. Logo depois de Portugal, no sexto lugar, surge a Espanha com 15,85%.

A empresa especialista em segurança refere que os atacantes estão mais sofisticados e utilizam técnicas de phishing eficazes e convincentes, recorrendo aos sistemas de armazenamento em cloud. É ainda referido que os atacantes tentam enfraquecer a reputação online das empresas, caso estas não cedam às chantagens que lhes são feitas.

Os utilizadores da rede social Facebook já conseguiram angariar 1,8 mil milhões de euros para várias causas sociais. Metade desde valor foi conseguido através da ferramenta de angariação de fundos de aniversário, a partir da qual os utilizadores podem escolher uma instituição para dirigir o dinheiro.

Na prática, perto do aniversário de um utilizador é desbloqueada a funcionalidade e os familiares e amigos podem oferecer um donativo a uma instituição escolhida pelo aniversariante.

Dados da empresa gerida por Mark Zuckerberg apontam para que já 45 milhões de pessoas doaram ou criaram um angariador de fundos no Facebook, “mais do dobro em comparação com novembro do ano passado”.

A empresa, que é dona também do Instagram, anunciou que a funcionalidade também já está disponível nesta rede social, através do Instagram Stories, onde há adesivo de doação.

No passado 23 de setembro a Nintendo soprou as velas. A marca nipónica nasceu nesse dia, em 1889, e se atualmente a companhia é conhecida pelos seus videojogos e respetivas personagens (Mario, Zelda, etc.), no início foram as cartas que a lançaram.

A Nintendo começou por produzir cartas de jogar ‘hanafuda’, com o próprio nome da empresa a refletir isso mesmo – Nintendo Koppai (de “cartas”).

Foi em 1977 que a Nintendo atual começou a ganhar forma, ao lançar a Color TV-Game 6 em conjunto com a Mitsubishi, um aperitivo para a NES que seria apresentada em 1983.

A SNES foi lançada 7 anos depois e em 1996 a Nintendo entrou no mundo dos jogos 3D com a N64, enquanto em 2001 chegava às lojas a Nintendo GameCube.

A história mais recente faz-se com a Wii, Wii U e a Switch. Pelo meio nota para as consolas portáteis onde salientamos o Game Boy.

Os Metallica são a maior banda de sempre no que diz respeito a concertos. A conclusão é de um estudo da Pollstar, publicação dedicada à indústria de concertos que defende que o grupo norte-americano já amealhou cerca de mil e 300 milhões de euros com as suas atuações.

Na estrada desde 1982, os Metallica já venderam mais de 22 milhões de bilhetes.

Segundo a Pollstar, estes números colocam os Metallica à frente de bandas como Guns N’ Roses ou AC/DC. Mesmo que os U2 tenham ganho mais dinheiro ao longo dos anos, os Metallica são apresentados como grandes campeões de bilheteira porque atuaram, ao longo do tempo, em 48 países e em todos os sete continentes (incluindo a Antártida) e são também líderes na venda de merchandising, defende o estudo.

No cinema, e já que estamos numa onda de dar destaque aos colossos (redes sociais, empresas de videojogos, maiores bandas), nota para a estreia do filme “Rambo – A Última Batalha” (“Rambo – Last Blood” no título original.

É o regresso de Sylvester Stallone a um dos papéis mais emblemáticos da sua longa carreira.

Nesta película de ação realizada por Adrian Grunberg, Paz Vega e Yvette Monreal são outros dos destaques do elenco.

A história passa-se quase quatro décadas após John Rambo ter derramado a primeira gota de sangue. Desta vez, um dos maiores heróis de ação de todos os tempos tem de enfrentar o seu passado e recuperar as suas implacáveis técnicas de combate para reclamar vingança numa última missão. Uma jornada mortal de desforra, eis o último capítulo da lendária série.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=RgFOE3WeDmU

Share This Post On
970x90_logo