TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): pais impreparados e algumas listas em destaque.

Um estudo recente da Kaspersky revela que muitos pais e familiares mais velhos não estão tecnicamente preparados para dar uso aos gadgets recebidos.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Segundo os dados disponibilizados pela empresa de segurança, em Portugal, 40% dos pais inquiridos com filhos maiores de 16 anos indica ser inexperiente no que toca às novas tecnologias, sendo que 9% admite que tarda mais de um mês a pôr um presente tecnológico a funcionar por completo.

Os mais velhos costumam mesmo pedir aos filhos ou parentes mais novos uma ajuda na resolução dos seus problemas tecnológicos. Ao todo, 64% dos indivíduos inquiridos que pertencem à geração millennial afirma que já ajudou alguém mais velho a resolver um problema neste âmbito. Embora a maioria dos jovens se sinta obrigado a ajudar, 25% dos millennials inquiridos admitiu evitar certos membros da sua família, por pensar que estes vão “importuná-los” com questões tecnológicas.

O cada vez mais elevado nível de ameaças online está também a preocupar os mais jovens. A Kaspersky indica que 69% dos millennials teme, por exemplo, que os seus pais ou familiares mais velhos sejam vítimas de fraudes online.

A Wikipedia continua a ser um site bastante popular e em 2019 a enciclopédia online foi visitada por mais de 260 mil milhões de pessoas.

Agora, o Gizmodo revelou as pesquisas mais comuns do ano que agora terminou. A larga maioria dos artigos mais populares está relacionado com filmes, séries de televisão e videojogos que se destacaram nos feeds das redes sociais ao longo de 2019.

A página mais vista este ano foi a do filme ‘Avengers: Endgame’, que contou com quase 44 milhões de visualizações. A lista dos filmes mais rentáveis do ano surge no 6º lugar com cerca de 24,5 milhões de visualizações e ‘Joker’ de Todd Phillips está em 7º com 22 milhões de visualizações.

Mas no to 10 há outras pesquisas que beneficiaram do impacto de filmes ou séries. Ted Bundy está no 3º posto da lista, algo que não será alheio ao biopic da Netflix ‘Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile’. Freddie Mercury e o desastre de Chernobyl fecham o top 5, beneficiando do filme ‘Bohemian Rhapsody’ e da mini-série ‘Chernobyl’.

Lista completa em https://en.wikipedia.org/wiki/User:West.andrew.g/2019_Popular_pages_scrubbed

O motor de pesquisa Google vai permitir guardar filmes e séries que o utilizador tenha interesse em acompanhar.

A tecnológica implementou um novo separador para a página de resultados da Pesquisa Google (Google Search) que tem dois marcadores: ‘Watchlist’ e ‘Watched’, ou seja, uma coleção para filmes a ver e outra para filmes já vistos.

Se for algo que possa ser visto no YouTube, a página oferecerá a opção ‘Ver agora’, com uma ligação para o respetivo canal. Noutros casos, tal como por exemplo uma peça de teatro, vai ter disponível a opção ‘Comprar bilhetes’.

A nova funcionalidade ainda não chegou a todos os utilizadores. Para já está a ser implementada quer para Android quer para iOS, mas apenas para a versão mobile.

Com 2019 terminado a Valve voltou a revelar os jogos mais populares da Steam, a sua loja digital, quer em termos de receita gerada quer aqueles onde os jogadores investiram mais tempo.

Apesar de não revelar de forma hierárquica, a companhia de Gabe Newell revela o conjunto de jogos em várias categorias.

Os jogos mais vendidos (com base na receita bruta gerada) foram Grand Theft Auto V, Dota 2, Sekiro: Shadows Die Twice, Warframe, The Elder Scrolls Online, Playerunknown’s Battlegrounds, Destiny 2, Monster Hunter World, Total War: Three Kingdoms, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, Counter-Strike: Global Offensive e Civilization VI.

Os melhores lançamentos da Steam em 2019 (com base na receita bruta gerada) foram Sekiro: Shadows Die Twice, Star Wars Jedi: Fallen Order, Resident Evil 2, Destiny 2, Planet Zoo, Halo: The Master Chief Collection, Devil May Cry 5, Red Dead Redemption II, Code Vein, Mordhau, Total War: Three Kingdoms e Remnant: From the Ashes.

Finalmente, os mais jogados da Steam, com mais de 100 mil jogadores em simultâneo, foram Sekiro: Shadows Die Twice, Destiny 2, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive, Dota Underlords, Playerunknown’s Battlegrounds, Warframe, Grand Theft Auto V, Path of Exile, Halo: The Master Chief Collection e Tom Clancy’s Rainbow Six Siege.

E no cinema, entre as estreias da semana, destacamos o filme “O Caso de Richard Jewell”.

Realizado por Clint Eastwood, com Paul Walter Hauser, Sam Rockwell e Olivia Wilde no elenco, este drama centra-se na figura de Richard Jewell, que se apresenta pela primeira vez ao mundo como o segurança que localiza a bomba no atentado de 1996 em Atlanta, uma ação que faz do próprio um herói depois de salvar inúmeras vidas.

Mas Jewell torna-se no suspeito número um do FBI e difamado pela imprensa e pelo público a sua vida transforma-se rapidamente num pesadelo.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=RwGVDxdPHJY&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo