TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): o futuro e os recordes são destaques.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que os bebés com menos de um ano não estejam expostos, de forma alguma, a ecrãs. Já as crianças entre os dois e os quatro anos, não devem ter mais do que uma hora diária de exposição sedentária.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O organismo das Nações Unidas divulgou as suas primeiras diretrizes nesta área e defende que os menores de cinco anos devem ser fisicamente ativos e dormir adequadamente, de forma a desenvolver bons hábitos e, assim, prevenir a obesidade e outras doenças.

Por exposição sedentária a ecrãs entende-se ver televisão, vídeos e jogar jogos de computador.

A OMS adianta que as crianças entre um e quatro anos devem passar, ao longo do dia, pelo menos três horas em atividades físicas. Os bebés com menos de um ano devem interagir em jogos feitos no chão e evitar todos os ecrãs.

Segundo uma investigação do Instituto de Internet de Oxford (OII), daqui a 50 anos o número de utilizadores do Facebook mortos pode vir a ser superior ao de utilizadores vivos.

Usando dados de 2018, os investigadores concluíram que pelo menos 1,4 mil milhões dos atuais 2,3 mil milhões de utilizadores do Facebook irão morrer antes de 2100, sendo que, seguindo o ciclo natural de vida, o número de mortos ultrapassaria o de vivos por volta de 2070.

No entanto, tendo em conta que é pouco provável que o número de utilizadores da rede social se mantenha igual ao que se verifica agora, é possível que esse ponto venha a ser atingido ainda antes.

O Facebook revelou recentemente que cerca de 30 milhões de utilizadores visitam mensalmente os perfis de pessoas falecidas, para comemorar datas ou deixar dedicatórias.

Carl Ohman, o principal autor da investigação, considera que “estas estatísticas levantam novas e difíceis questões sobre quem tem direito a todos esses dados, como devem ser administrados no melhor interesse das famílias e amigos do falecido, e sobre o seu uso por futuros historiadores para entender o passado”.

O número de utilizadores do Steam alcançou os mil milhões de registos.

Os dados sobre a plataforma da Valve foram avançados via Techraptor e revelam que as contas existentes equivalem quase a uma sétima parte da população humana.

Obviamente alguns milhões pertencem as pessoas com contas múltiplas, bots e identidades usadas para enganar os outros utilizadores.

Certo é que o Steam conta com 90 milhões de utilizadores ativos, um aumento importante relativo aos 67 milhões registados há apenas alguns meses. O crescimento da plataforma beneficiou da entrada dos jogadores chineses.

A Sony confirmou que a sua consola de próxima geração não vai chegar antes do mês de março de 2020.

Na mais recente apresentação aos seus investidores, a companhia confirmou que a PlayStation 5 não será lançada neste ano fiscal, que termina a 31 de março do próximo ano.

Entretanto, a companhia continua a capitaliza o atual negócio da PS4, em particular com a venda de jogos e serviços, como o PS Now e PS Plus.

A Sony anunciou também que o número total de consolas PlayStation 4 enviadas para as lojas é agora superior a 96 milhões.

O mais recente relatório financeiro da companhia aponta para um total que já supera os 96.8 milhões de consolas vendidas até 31 de março deste ano. Só nos primeiros três meses de 2019 foram vendidas 2.6 milhões de unidades.

Os dados da Sony mostram ainda que 37% dos jogos vendidos representam versões digitais, que o PS Plus alcançou um número recorde de 36.4 milhões de subscritores e que o número de subscritores do serviço PlayStation Now já conta com mais de 700,000 subscritores.

Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) o filme ‘Vingadores: Edgame’ bateu o recorde de bilheteira no fim-de-semana de estreia ao ser visto por mais de 275 mil espetadores.

Os dados do ICA revelam que, entre os dias 25 e 28 de abril (considerados os primeiros dias de exibição), a mais recente produção da Marvel, realizada por Anthony Russo e Joe Russo, rendeu mais de 1,5 milhões de euros de receita de bilheteira em salas portuguesas.

Mas este é um recorde que tem sido batido um pouco por todo o mundo. A nível global, ‘Vingadores: Endgame’ registou mil milhões de euros de receita de bilheteira nos primeiros dias de exibição, segundo dados da Disney.

Daquela receita, 313 milhões de euros foram arrecadados nos Estados Unidos e Canadá, onde o filme também inscreveu um recorde na distribuição.

Continuando no cinema, o filme que destacamos chama-se ´O Professor e o Louco`. Trata-se de um drama biográfico realizado por Farhad Safinia e que conta com Mel Gibson, Sean Penn e Jeremy Irvine entre os principais protagonistas.

Baseado no best-seller de Simon Winchester, esta é a história verídica de génio, obsessão e loucura, centrada em dois homens extraordinários, que em 1857 conceberam o Dicionário de Inglês de Oxford, um dos projetos mais ambiciosos e revolucionários da época.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=VB5NGzQLi_I


Share This Post On
468x60.jpg