TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): novas tecnologias e desigualdade em semana de novidades nos videojogos.

Segundo um relatório da ONU, as novas tecnologias podem melhorar a vida das pessoas, mas também podem promover maior desigualdade social.

O relatório do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU faz uma advertência sobre os avanços em automação e inteligência artificial que estão a transformar os mercados de trabalho e a causar perdas de emprego nos países desenvolvidos mais ricos.

O estudo acrescenta que as redes sociais, com os novos anúncios direcionados, são cada vez mais usadas para “manipular a emoção humana e disseminar a desinformação e o ódio”.

Por outro lado, os sistemas de tomada de decisões baseados em inteligência artificial podem melhorar o acesso aos serviços públicos, mas “também correm o risco de reforçar preconceitos e formas de exclusão já existentes”.

Como tal, os especialistas da ONU apelam a uma maior transparência e responsabilidade pelas decisões baseadas em inteligência artificial

A Microsoft revelou o Project xCloud, um serviço streaming de jogos anunciado através do blog da empresa.

A companhia revela que estão planeados “testes públicos em 2019”.

O Project xCloud está a ser testado em smartphones e tablets, e permite conectar um Xbox Wireless Controller via Bluetooth para poderem jogar, ou podem preferir os tradicionais controlos touch.

Como qualquer serviço streaming, a latência é sempre um grande problema, mas a Microsoft está a trabalhar para resolver estes problemas através dos “avanços da topologia de rede e encoding e decoding de vídeo.”

O Project xCloud vai utilizar as redes 4G e adotar o 5G uma vez que estas estejam disponíveis globalmente. Por agora, o serviço corre “a 10 megabits por segundo.”

Continuamos no campo do streaming, mas passados da Microsoft para a Google.

A tecnológica de Mountain View quer remover a ‘barreira’ de hardware necessária para jogar a alguns dos títulos mais ‘exigentes’ ao oferecer streaming diretamente através do navegador Google Chrome.

Apresenta-se o Project Stream, que já arrancou com o lançamento de ‘Assassin’s Creed Odyssey’, o único jogo a ser testado por este novo sistema.

Os que estejam elegíveis para participar no Project Stream podem jogar recorrendo apenas ao Chrome, independentemente do computador que tenham. Basta ter uma ligação Wi-Fi de qualidade (ou cabo Ethernet) para o sistema funcionar sem problemas.

Para já o Project Stream encontra-se em fase de testes, mas pode mesmo vir a significar uma mudança de paradigma nos videojogos aquando do seu lançamento comercial.

Deixar de ter um computador de topo ou uma consola para estar a par dos últimos jogos, é este o desafio da Google com o Project Stream que pode vir a ser um grande ‘player’ da indústria.

Agora falamos da Nintendo e da hipótese de tornar o seu smartphone num Game Boy.

O Siliconera descobriu uma patente que indica que a Nintendo está a desenvolver uma capa para smartphone a fazer lembrar o Game Boy.

Para além do design a fazer lembrar a icónica consola portátil, a capa também inclui botões, prometendo aos jogadores um controlo mais tradicional sem fazer uso do ecrã sensível ao toque.

Será que esta versão pode vir a incluir alguns dos títulos mais emblemáticos lançados durante a ‘vida’ da consola portátil? Ficamos à espera.

No cinema, esta semana destacamos a estreia do filme “Pássaros Amarelos” (“The Yellow Birds” no título original.

Trata-se de um drama de guerra realizado por Alexandre Moors, num elenco que conta com nomes como os de Alden Ehrenreich, Tye Sheridan, Jennifer Aniston e Toni Collette.

Esta película coloca-nos no explosivo cenário da guerra do Iraque, onde os jovens soldados Brandon Bartle (Alden Ehrenreich) e Daniel Murphy (Tye Sheridan) forjam laços de profunda amizade. Mas quando a tragédia atinge o pelotão, um dos soldados tem de regressar a casa para enfrentar a dura verdade por trás de um incidente e ajudar uma mãe enlutada (Jennifer Aniston) a encontrar paz.

Por aqui pode ver o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ceKfgcOVsvE

Share This Post On