TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): marcas, comércio eletrónico e outras novidades à porta.

A Google é a marca mais relevante para os portugueses. A gigante note-americana lidera o ranking Meaningful Brands 2019, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O top 10 deste ranking comprova que a tecnologia domina os lugares cimeiros. As dez marcas melhor classificadas, do primeiro para o décimo posto, Google, PayPal, Mercedes-Benz, WhatsApp, YouTube, Johnson & Johnson, Gillette, BMW, Microsoft e Danone.

O estudo do Havas Group revela ainda que as marcas ligadas à internet e à eletrónica de consumo lideram em relação às outras graças à diferença que aportam, tanto em termos de benefícios funcionais, como pessoais.

A mais recente fiscalização da Comissão Europeia a lojas de comércio eletrónico revelou que muitos consumidores se deparam com informações pouco claras sobre preços e descontos quando fazem compras através da internet.

Os resultados mostram que cerca de 60 % desses espaços registavam irregularidades quanto ao respeito pelas regras da UE de defesa do consumidor, sobretudo quanto à forma como são apresentados os preços e as ofertas especiais.

Em mais de 31% das lojas que propunham descontos, havia indícios de que as ofertas especiais não eram autênticas ou que a forma de calcular os descontos dos preços não era clara.

Em 211 sites, o preço final no momento do pagamento foi mesmo superior ao preço inicial proposto.

A prova de que há ainda um longo caminho a percorrer no campo do comércio eletrónico.

O CFO do Facebook, David Wehner, confirmou que a opção ‘Limpar Histórico’ será lançada na rede social no final do ano.

De acordo com informação veiculada pela CNBC, com esta opção os utilizadores vão poder apagar todas as informações recolhidas pelo Facebook a partir de outras apps e sites.

Trata-se de uma opção bastante pedida e aguarda pelos utilizadores do Facebook.

A mesma já havia sido anunciada em maio do ano passado, na altura vista como uma forma de reparar a imagem do Facebook depois do escândalo da Cambridge Analytica.

Não está claro como vai funcionar esta opção, mas o próprio Mark Zuckerberg, CEO da empresa, já expressou a vontade que limpar o histórico do Facebook seja tão fácil como limpar o histórico de navegação e ‘cookies’ num navegador de Internet.

E no campo dos videojogos, tudo indica que a Google está a preparar a sua entrada neste universo.

Março é mês da Game Developers Conference, evento associado à indústria de videojogos. Certo é que a empresa de Mountain View já enviou convites para uma apresentação a ter lugar no dia 19 de março onde promete “revelar tudo”.

Não sendo certo o que a Google irá dar a conhecer, resta especular que tal revelação esteja relacionada com o Project Stream, o qual foi testado ao longo dos últimos seis meses.

O teste público do Project Stream foi conduzido através do Chrome, permitindo aos utilizadores jogarem ‘Assassin’s Creed Odyssey’ gratuitamente através do navegador de internet.

Serão novidades no campo do streaming de videojogos e do hardware que deve acompanhar esta tecnologia? Será que o plano da Google para os videojogos é parecido ao da Microsoft, que está a investir em serviços de streaming de videojogos, mas que vai continuar a ter hardware dedicado, movendo-se assim em duas frentes e abrangendo um maior número de consumidores?

19 de março é o dia a aguardar.

No cinema, entre as estreias da semana, destacamos o filme “O Mistério da Ilha Flannan”.

Trata-se de um thriller realizado por Kristoffer Nyholm que conta com os atores Gerard Butler, Peter Mullan e Connor Swindells nos principais papéis.

A história desta película remete-nos para três faroleiros que chegam a uma ilha desabitada, a 20 milhas costa escocesa, para completarem um turno de seis semanas. Quando Thomas (Peter Mullan), James (Gerard Butler) e Donald (Connor Swindells) já se habituaram à rotina solitária, uma situação inesperada e potencialmente transformadora ocorre. Segue-se uma tensa batalha pela sobrevivência com três homens honestos a serem levados por um caminho de destruição e assassínio.

Aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7EiSQ7hcRM0

Share This Post On
970x90_logo