TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): mapas, outras coisas e o fim da última trilogia.

Existe um mapa que lhe mostra a qualidade do ar em tempo real.

Os dados para a elaboração do mapa são compilados pelo Berkeley Earth, um grupo de cientistas que se dedica à análise de informação sobre a temperatura à superfície da Terra e que em 2013 se tornou uma organização sem fins lucrativos.

E os dados das análises são mesmo publicados em bases de dados abertas. Na prática, o grupo continua a publicar estudos e mapas visuais que mostram de forma fácil o que está a acontecer no mundo, mas que também servem de fonte para outros trabalhos.

No site pode ainda verificar os vários estudos que têm sido feitos e mostram a evolução da qualidade do ar e as várias fontes de dados utilizadas.

Link para o mapa em http://berkeleyearth.org/air-quality-real-time-map/

As imagens do Google Street View já cobrem 16 milhões de quilómetros.

Este número prova o domínio da Google no segmento dos mapas digitais. Depois, há ainda o Google Earth.

Ao todo são já mais de 57 milhões de quilómetros quadrados de imagens de alta definição, quer dentro, quer fora da estrada.

Segundo a Google, 98% da população mundial vive dentro destas áreas fotografadas por satélite.

E você, já tentou encontrar-se numa desta fotografias?

A Apple perdeu recentemente o título de empresa mais valiosa do mundo, lista que encabeçava há já vários anos.

Neste momento, a empresa co-fundada por Steve Jobs é a segunda mais valiosa da tabela.

E se são as empresas tecnológicas que têm dominado este ranking, seria de esperar que fosse uma concorrente da Apple a subir ao lugar mais alto do pódio, mas não é isso que acontece.

A Saudi Aramco é uma petrolífera da Arábia Saudita que entrou recentemente na bolsa do seu país. Na semana passada realizou uma IPO que angariou 25,6 mil milhões de dólares (23,1 mil milhões de euros), sendo um recorde que antigamente pertencia à Alibaba.

Agora, a petrolífera entrou na bolsa de Riade e as suas ações valorizaram 10%. Esta subida coloca a empresa com um valor de mercado estabelecido em 1,88 biliões de dólares.

Contas feitas, chega para ser considerada a empresa mais valiosa do mundo, destronando a Apple que vale 1,18 biliões de dólares.

Completando o Top 3 está a Microsoft, com a empresa fundada por Bill Gates a estar avaliada em 1,15 biliões de dólares.

Os The Game Awards elegeram as finais do campeonato do mundo de League of Legends como o melhor evento esports.

O evento foi também o maior desde que a Riot Games organiza competições globais dedicadas ao mais famoso MOBA do mercado.

E há dados que mostram o poderio de League of Legends, senão vejamos: as finais foram transmitidas em 16 línguas e transmitidas em mais de 20 plataformas. Foi estabelecido um novo recorde de visualizações para o League of Legends, atingindo-se uma média por minuto de 21.8 milhões de pessoas, com o pico de viewers em direto a chegar aos 44 milhões.

Foram mais de cinco semanas de competição, com os fãs a consumirem cerca de mil milhões de horas de conteúdos League of Legends.

É caso para dizer… Lol?!

E no cinema, chegou às salas um dos filmes mais aguardados do ano (certamente mais do que isso para os verdadeiros fãs).

“Star Wars: A Ascensão de Skywalker”, película realizada por J.J. Abrams, vem concluir mais uma trilogia da saga Star Wars. Daisy Ridley e Adam Driver são os dois grandes destaque do elenco de luxo que integra este Episódio IX.

Mais uma jornada épica numa galáxia muito, muito distante, com este novo e final capítulo da saga Skywalker, onde vão nascer novas lendas e a batalha final pela liberdade ainda está para chegar.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=hAbxQGR8oc8&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo