TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Facebook, YouTube e eSports na agenda.




Um grupo de investigadores da Universidade de Brigham Young concluiu que há quatro tipos de pessoas no Facebook.

Os investigadores partiram de um inquérito feito a 47 participantes entre os 18 e os 32 anos, os quais tiveram de categorizar determinadas afirmações sobre o Facebook e o que significava para cada um deles. Seguiram-se entrevistas a cada um dos participantes onde os investigadores procuraram delinear o tipo de utilizador que tinham diante deles.

Segundo o The Next Web, o grupo catalogou estes quatro grupos de utilizadores de Facebook: os que usam esta rede social para manter relações com outras pessoas (vendo a rede social como uma extensão da sua vida real); os que a usam como obrigação social (aproveitando para ver tudo o que os outros estão a fazer sem partilhas próprias); os que a usam para partilhar notícias (e manter os seguidores informados de tudo); e finalmente os que a usam para recolher likes, comentários e partilhas (para mostrarem o que estão a fazer a todo o momento em busca de atenção).

E tu, a que grupo pertences?

Ainda sobre o Facebook, parece que a rede social de Mark Zuckerberg se prepara para introduzir um novo separador na sua versão web, aplicação móvel e aplicação de televisão.

O nome é Watch e é desta forma que o Facebook vai continuar a concorrer com o YouTube no formato vídeo.

Segudno o Engadget, o separador ficará situado no topo do ecrã e pretende ser um espaço para parceiros dedicados do Facebook (BuzzFeed, Tastemade, etc), assim como criadores de conteúdos (muito à semelhança do YouTube).

“Esperamos que o Watch se torne a casa de uma grande variedade de programas – de realidade a comédia até desportos ao vivo. Alguns serão feitos por profissionais e outros por pessoas normais da nossa comunidade”, escreveu o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, numa publicação da sua página pessoal (https://www.facebook.com/zuck/videos/10103953494202721/).

Resta dizer que ainda não há data de lançamento, no entanto, é possível que tal acontece mais lá para o final do mês.

E por falar em YouTube, esta plataforma está a testar visualizações “no momento” para mobile. A intenção é mostrar o número de pessoas que naquele momento estão a assistir ao vídeo, em tempo real.

A nova funcionalidade está a ser testada na plataforma Android por um grupo restrito de utilizadores e ainda não se sabe quando vai ficar disponível para o público em geral.

De acordo com o Android Police, a contagem vai ficar posicionada logo abaixo do título, do lado direito. Surge o novo “contador”, desaparece o número de visualizações total, pelo menos à primeira vista.

A segunda linha de informação mantém-se igual com os botões gosto e não gosto, o partilhar e o adicionar.

As competições de eSports estão a ganhar cada vez mais popularidade e visibilidade e o próximo passo pode ser levar a modalidade aos Jogos Olimpícos.

A Associated Press conta que o Comité Olímpico de Paris está a estudar a hipótese de vir a incluir estas competições de videojogos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e vai mesmo reunir em breve com representantes de eSports para tentar perceber a popularidade destas competições.

“Temos de analisar porque não podemos dizer ‘Não somos nós. Não tem a ver com os [Jogos] Olímpicos’. A juventude, sim estão interessados nos eSports e neste tipo de coisas. Vamos analisar. Vamos reunir-nos. Vamos ver se conseguimos arranjar pontes”, adiantou o co-presidente do Comité Olímpico de Paris, Tony Estanguet.

O passo seguinte será reunir com o Comité Olímpico Internacional para apresentar a proposta e a organização terá a decisão final sobre a inclusão de desportos eletrónicos nos Jogos Olímpicos.

Agora a sugestão de cinema de entre as estreias da semana.

Chegou às salas o filme “A Torre Negra”, uma película onde reina a ação, a aventura e a ficção, e que tem Nikolaj Arcel como realizador.

No elenco o destaque vai para o herói Idris Elba e para o vilão Matthew McConaughey.

A Torre Negra é uma história original do mestre Stephen King, onde existem outros mundos para além deste. No filme, o Pistoleiro Cavaleiro, Roland Deschain (Idris Elba), encontra-se preso numa batalha eterna com Walter O’Dim, também conhecido como o Homem de Negro (Matthew McConaughey).

Com o destino de mundo em jogo, o bem e o mal colidem numa derradeira batalha onde apenas Roland pode defender a Torre Negra (estrutura que mantém a unidade do Universo) do Homem de Negro.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=HGfkMdle6q4


Share This Post On
468x60.jpg