TECNOCRÓNICA (opinião de Ademar Dias): Facebook ataca perfis falsos, empresas tecnológicas crescem… e mais.

No mais recente Relatório de Execução de Padrões de Comunidade, relativo aos primeiros três meses de 2018, o Facebook revela que detetou e apagou 583 milhões de perfis falsos, naquela que consideram ser a chave para combater o spam.

Nesse sentido, também foram apagadas 837 milhões de mensagem de spam que, na sua grande maioria, foram encontradas e sinalizadas antes de qualquer denúncia por parte dos utilizadores.

A empresa afirma ainda que, apesar de ter excluído 583 milhões de perfis e páginas falsos, entre 3% e 4% das contas ativas são falsas.

A rede social também tomou medidas de moderação contra 21 milhões de conteúdos com nudez de adultos e atividade sexual, com 96% destas a terem sido identificadas por ferramentas de IA, 3,4 milhões de publicações com violência explícita e 1,9 milhões de mensagens de propaganda terrorista.

Em relação às publicações com discurso de ódio, apenas cerca de 38% do conteúdo foi sinalizado, num total de 2,5 milhões de publicações, através de novas ferramentas baseadas em inteligência artificial e usadas para encontrar e moderar conteúdo sem precisar que os utilizadores o denunciassem como suspeito.

Apesar dos números revelarem que o Facebook está mais atento a estas problemáticas, a rede social admite que ainda tem muito trabalho pela frente.

O nascimento de empresas de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em Portugal quase que duplicou na última década, passando de 776 em 2007 para 1.489 em 2017.

Os dados surgem num estudo da Informa D&B que adianta que, no ano passado, “foram constituídas cerca de 1.500 empresas, mais 21% do que em 2016, num ano em que o nascimento de empresas na generalidade do tecido empresarial cresceu 10%. Tudo indica que a tendência de crescimento se mantém em 2018 pois, só no primeiro trimestre, já nasceram 508 empresas no setor TIC, mais 24% do que no 1.º trimestre de 2017”, indicou a consultora.

Segundo o estudo “Empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação”, mais de metade das empresas de TIC com atividade comercial em 2016, num universo total de 7.260 empresas, aumentou o seu volume de negócios entre 2013 e 2016, tal como aconteceu no tecido empresarial (56%).

Porém, no período em causa, o crescimento do volume de negócios das empresas do setor (5,6%) superou em 3,2 pontos percentuais o do tecido empresarial (2,4%).

Por subsetor que compõe as TIC, consultoria e programação é o que concentra maior número de empresas (68% do total), seguidos pelos serviços (13%), comércio (11%), telecomunicação (6%) e indústria (2%).

A consultora acrescenta que, apesar de representar apenas 6% do número de empresas, “o subsetor das telecomunicações contribuiu com 42% do volume de negócios de todo o setor”.

O neurocientista Jacob Jolij, professor na Universidade de Gronigen, na Holanda, a pedido da marca britânica de eletrónica Alba, compilou uma lista com as 10 canções mais inspiradoras do planeta.

“Criei uma fórmula que tem em conta um número de elementos positivos líricos numa melodia, e que divide esses elementos relativamente ao quanto essa canção se desvia das 150 bpm (batidas por minuto) e da nota principal”, disse Jolij no seu website.

E, afinal, quais são os dez melhores temas que o mundo e o universo da música têm para lhe oferecer?

Aqui está a lista ordenada do número um para o número dez: ‘Don’t Stop Me Now’, dos Queen; ‘Dancing Queen’, dos Abba; ‘Good Vibrations’, dos Beach Boys; ‘Uptown Girl’, do Billy Joel; ‘Eye of the Tiger’, dos Survivor; ‘I’m a Believer’, dos the Monkees; ‘Girls Just Wanna Have Fun’, de Cyndi Lauper; ‘Livin’ on a Prayer’, dos Bon Jovi; ‘I Will Survive’, de Gloria Gaynor; e ‘Walking on Sunshine’, de Katrina and the Waves.

A NES Classic Mini está de volta às lojas já em Junho.

A Nintendo confirmou oficialmente que a pequena consola retro que fez furor em todo o globo no Natal de 2016 vai regressar às lojas a 29 de junho, para que mais jogadores a possam adicionar à sua colecção.

Recebida com incrível entusiasmo, a NES Classic Mini rapidamente se tornou num artigo altamente cobiçado pelos coleccionadores, que ficaram aborrecidos por ver a consola desaparecer das lojas e os preços nos sites de leilões a disparar.

A Nintendo prometeu lançar mais unidades da NES Classic Mini, açgo que agora se confirma oficialmente.

Se estás interessado anota na tua agenda: será a partir de 29 de junho que poderás adquirir uma das mini consolas da Nintendo.

No cinema, chegou às salas o filme ´Deadpool 2`.

Realizada por David Leitch, esta película de ação volta a contar com Ryan Reynolds no papel do mercenário desbocado. Para além do ator que parece ter nascido para interpretar Deadpool, a sequela volta a contar com Morena Baccarin, entre outros personagens que conhecemos da primeira entrega, sendo a grande novidade o vilão Cable, interpretado por Josh Brolin (que ainda recentemente vimos como Thanos no mais recente filme dos Vingadores).

Aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Eeh-zL-9riE

Share This Post On