TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): estatísticas fotográficas, mais consolas e… ação




Cada fotografia guarda aquilo a que chamamos de metadados e que inclui, por exemplo, o modelo e marca da câmara, as definições técnicas da imagem, a data e a hora, entre outros elementos.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Apesar de ser possível remover estas informações em cada imagem, a maioria dos utilizadores e fotógrafos que faz o upload dos seus ficheiros para plataformas online de partilha de imagens não demonstra ter essa preocupação.

Sob o ponto de vista estatístico este é o cenário rico em dados e que, talvez, tenha motivado a criação do ExploreCams (https://explorecams.com/stats/global), um site que analisa a informação técnica presente em cada fotografia partilhada para, depois, organizar esta informação estatística em quantidade, de forma bem apresentada e à disposição de todos.

20160720nesclassic_800x800São já milhões de fotografias indexadas, o que faz com que surjam neste endereço dados tão diversificados quanto o ranking de utilização das câmaras e objetivas, por marcas. Aqui, a Canon está na liderança, seguindo-se Nikon e Sony. A Apple vem logo a seguir, devido às elevadas taxas de utilização dos equipamentos iOS para captar fotografias.

Há ainda informação quanto às definições avançadas mais usadas pelos fotógrafos em causa, entre outros dados, que fazem deste site uma boa sugestão para os amantes da fotografia.

A Nintendo já confirmou oficialmente que a sua nova consola, conhecida por enquanto como Nintendo NX, será lançada em Março de 2017.

Apesar disto, como não sabemos praticamente nada sobre a mesma (nem imagens), algo que a Nintendo diz ser propositado, resta-nos prestar atenção aos rumores.

O mais recente aponta que a nova consola será uma consola portátil com possibilidade de ser ligada à televisão, indo ao encontro dos rumores que sugeriam uma consola híbrida.

Basicamente, segundo o Eurogamer.net, a NX terá duas facetas: fora de casa será uma consola portátil poderosa com o seu próprio ecrã, mas em casa ganha força a possibilidade de ligá-la à televisão para jogarem em grande plano. A ligação será feita através de uma base, que ligará o núcleo da consola à televisão.

Outro detalhe é que o ecrã tem suporte para dois controlos em qualquer um dos lados, que podem ser colocados ou retirados conforme desejarem.

O chip escolhido pela Nintendo para dar poder à NX é o processador Tegra da Nvidia, que é usado atualmente em dispositivos mobile como smartphones e tablets.

Mais curioso é o formato escolhido para albergar os jogos, os cartuchos (será mesmo?!).

 As fontes destas informações adiantam ainda que não haverá suporte para retro-compatibilidade, ou seja, não vai ser possível utilizar os jogos da Wii U na NX.

Quanto ao sistema operativo, este deve ser desenvolvido pela Nintendo, mas como é uma consola portátil, a Nintendo teve que sacrificar as capacidades da NX para incluir todas as tecnologias num pequeno espaço.

Para já, e para terminar, o único jogo confirmado pela Nintendo é The Legend of Zelda: Breath of the Wild, mas a versão da NX ainda não foi mostrada.

Ainda no campo das consolas e num retornar ao passado que se está a tornar habitual, agora foi a vez da SEGA anunciar um regresso: a Mega Drive.

A comemorar o 25º aniversário do franchise de Sonic the Hedgehog, a tecnológica japonesa vai lançar uma versão modernizada da consola fixa e da versão portátil lançada em 1988.

Ambas vão chegar antes da nova Nintendo NES e a versão doméstica da consola da SEGA deverá ter 80 jogos pré-instalados (Sonic the Hedgehog, Streets of Rage, Shinobi 3, Mortal Kombat, Shadow Dancer e Golden Axe são alguns exemplos) e permitir que dois jogadores joguem em simultâneo através de dois novos controladores wireless. Por outro lado, a compatibilidade com os velhinhos cartuchos de jogo também parece ser viável.

Quanto à versão portátil da Mega Drive, será compatível com qualquer ROM com recurso a cartões de memória SD. A consola tem ainda um ecrã de 3.2 polegadas e uma bateria recarregável.

Ambas as consolas estão já disponíveis para reserva na loja online britânica FunStockRetro e no portal da Smyths. Custam cerca de 50 libras, ou seja, 60 euros.

Finalizamos com o cinema e a escolha como estreia da semana recai no filme “Jason Bourne”.

Nesta película de ação/thriller, dirigida por Paul Greengrass (realizador de “Supremacia” e “Ultimato”), Matt Damon volta a ser o protagonista, num elenco que conta ainda com atores e actrizes como Julia Stiles, Alicia Vikander, Vincent Cassel e Tommy Lee Jones.

Matt Damon regressa assim ao seu papel mais icónico neste novo capítulo do franchise Bourne em que o ex-agente mais letal da CIA sai da sombra.

Resta espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=F4gJsKZvqE4


Share This Post On
468x60.jpg