TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): dados, dados e outros dados.

A tecnológica CB Insights divulgou o seu ranking anual das 100 startups mais promissoras em todo o mundo na área da inteligência artificial (IA): o AI 100.

A lista não conta com nenhuma empresa portuguesa. São mesmo as americanas e as empresas da área da saúde que dominam a tabela.

No seu total, as 100 startups conseguiram 7,4 mil milhões de dólares em financiamento, através de mais de 300 acordos com mais de 600 investidores.

Na lista da CB Insights, 13 empresas estão focadas em cuidados de saúde baseados em IA, o que mostra a sua crescente importância nesta área. As áreas do retalho e do processo de armazenamento de produtos em armazéns são as segundas a liderar no campo da IA, numa lista em que são as startups americanas que estão em maior número neste ranking (65%).

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) lançou o primeiro boletim do seu observatório. O documento vai ter uma periodicidade bimensal e surgem em formato de Newsletter para divulgar dados, tendências, eventos e documentos que deem a conhecer o estado da Cibersegurança em Portugal.

Tendo por base o relatório do Security policy: measures, risks and staff awareness do EUROSTAT, o primeiro Boletim do Observatório de Cibersegurança destaca que, em 2019, 45% das empresas portuguesas afirmam não disponibilizar qualquer tipo de formação de segurança informática aos seus colaboradores. A entidade refere que o valor em questão supera a média europeia de 36%. O boletim indica ainda que apenas 28% das organizações questionadas afirmam ter documentação com medidas, práticas ou procedimentos de segurança neste âmbito.

O novo documento faz também referência ao relatório Safety copies and back up files do Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o qual revela que apenas 39% dos portugueses inquiridos afirmam que fazem cópias de segurança e backups dos seus ficheiros.

O Internet Live Stats é uma plataforma que disponibiliza estatísticas sobre a Internet em tempo real, desde números de utilizadores a conteúdos específicos publicados.

Organizado em diferentes áreas, o site dá a conhecer dados concretos sobre o que se está a passar no mundo online. Saber quantos e-mails foram enviados durante o dia de hoje, tweets feitos ou quantas fotografias foram publicadas no Instagram são algumas das possibilidades.

Para além disso, o Internet Live Stats divulga ainda em tempo real o número de internautas online na web, como também em várias redes sociais, entre as quais o Facebook, Twitter e Pinterest.

O site disponibiliza ainda o número de computadores, smartphones e tablets vendidos todos os dias. Também pode conhecer o número de sites hackeados e as publicações de blogs feitas nas últimas 24 horas.

Este é o link: https://www.internetlivestats.com/

A sétima edição da Comic-Con Portugal volta ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, entre 10 e 13 de setembro de 2020.

A organização do maior evento de celebração da cultura popular no nosso país revelou também os primeiros nomes convidados, que serão familiares aos adeptos da banda-desenhada. Mike Deodato, Roberto Gomes, Paco Roca e Miguelanxo Prado estão já confirmados.

Quem esteve na edição de 2019 pode esperar muitas semelhanças com o ordenamento do espaço este ano, embora a organização prometa “algumas alterações” para ir ao encontro das necessidades identificadas nas últimas edições.

As críticas e sugestões dos afetados levaram à criação de um novo espaço aberto, por onde vão passar os diferentes talentos convidados, garantindo assim que são vistos pelos presentes no evento.

No cinema, destaque para a estreia do filme “O Caminho de Volta” (“The Way Back” no título original).

Trata-se de um drama realizado por Gavin O’Connor e que tem Ben Affleck como protagonista.

Esta é a história de Jack Cunningham (Ben Affleck), um antigo fenómeno no basquetebol durante os tempos de liceu. Anos depois, traumatizado por uma perda irreparável, mergulha numa espiral de decadência e alcoolismo que o conduz ao fim do seu casamento. Quando é convidado para treinar a equipa que o glorificou, e que atravessa uma grave crise de resultados, Jack aceita com relutância, surpreendendo-se a ele próprio. Ao mesmo tempo que é forçado a enfrentar as feridas do passado, a equipa começa a unir-se, como nunca antes, e os resultados aparecem, colocando Jack no caminho da redenção.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=xgFbhrfOyUE&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo