Your SEO optimized title

TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): comércio eletrónico sem fronteiras e mudanças de mercado.

O Parlamento Europeu aprovou novas regras que defendem as mesmas condições de aquisição em toda a União Europeia, independentemente do local onde esteja o ciberconsumidor.

A votação contou com 557 votos a favor, 89 contra e 33 abstenções.

A “proposta de regulamento sobre medidas contra o bloqueio geográfico e outras formas de discriminação com base na nacionalidade, local de residência ou de estabelecimento dos clientes no mercado interno” agora aprovada tinha sido finalizada com um acordo político entre o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão, com o objetivo de acabar com o geoblocking injustificado.

O novo regulamento pretende que seja dado acesso a bens e serviços sob as mesmas condições de aquisição em toda a Europa, independentemente do local onde o consumidor esteja.

O novo regulamento para o geoblocking ainda necessita ser formalmente aprovado pelo Conselho. As novas regras entram em vigor até nove meses após a sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia, ou seja, sempre antes do final de 2018.

Segundo um estudo da Check Point Software Technologies, na segunda metade de 2017, 20% das empresas foi vítima do criptojacking. Os dados surgem no relatório H2 2017 Global Threat Intelligence Trends Report.

O documento adianta que, no criptojacking, os cibercriminosos usam ferramentas que lhes permitem apropriar-se da capacidade e dos recursos da CPU ou GPU de outros utilizadores para extrair criptomoedas, utilizando até 65% da capacidade do terminal do utilizador.

Maya Horowitz, diretora do grupo de inteligência de ameaças da Check Point, explica que “a crescente popularidade e o valor das criptomoedas levaram a um aumento significativo na sua distribuição”, tendo-se tornado no método de ataque preferido dos cibercriminosos para obter receitas ilícitas.

O estudo adianta ainda uma visão sobre o panorama das ciberameaças nas principais categorias de malware. Destaque para a liderança do ransomware, usado tanto para ataques globais como dirigidos contra organizações específicas.

Outra das principais tendências de malware foram os ataques dirigidos a empresas através de dispositivos móveis, com a utilização de smartphones como proxies.

O Windows 10 já é o sistema operativo mais usado da Microsoft, ultrapassando o Windows 7 em termos de quota de mercado global, controlando 42.78% do mercado, em janeiro de 2018.

O Windows 7 continua a ser muito usado, com 41.86% de quota de mercado, sendo que o Windows 8.1 se encontra na terceira posição, com apenas 8.72%. Apesar da falta de suporte de segurança para o SO, o Windows XP continua a ter 3.36% do mercado, uma diminuição de 2.36% em relação ao mesmo período do ano passado.

O objetivo da Microsoft passa por manter a tendência crescente do Windows 10 e alcançar um valor superior aos 50% de utilização.

Outra mudança de líder de mercado dá-se com a Samsung a ser agora a companhia que lidera o mercado de semicondutores. A empresa sul coreana enviou um valor recorde de chips que lhe permitiu arrecadar cerca de $69.1 mil milhões de dólares, números que reportam ao ano passado.

Desde 1992 que a Intel era a maior fabricante de chips do planeta, o que representa 25 anos de domínio. Ainda assim, em 2017 verificou-se um aumento de 6% nas receitas da Intel com semicondutores, num valor de $62.8 mil milhões de dólares.

Contas feitas, a Samsung tem um avanço de 10% em termos de receitas gerais.

E no cinema, o destaque desta semana vai para o filme “Todo o Dinheiro do Mundo” (“All The Money in The World”, no título original).

Este drama é dirigido pelo reputado realizador Ridley Scott e conta com atores conhecidos do grande público, nomeadamente Mark Wahlberg, Michelle Williams e Christopher Plummer.

Esta película conta-nos a história do rapto de John Paul Getty III, um adolescente de 16 anos e neto do homem mais rico do mundo, o Sr. Getty. Ao perceber que os raptores exigem uma quantia exorbitante de dinheiro, a sua mãe, Gail, rapidamente recorre ao sogro em busca de ajuda.

Aqui fica o link para espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fu2s01Y5dww

Share This Post On