TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): cibersegurança, streaming e reinado digital nos videojogos.

O número de incidentes registados pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) aumentou 101% no primeiro semestre, em termos homólogos, para 689, de acordo com o boletim do Observatório de Cibersegurança.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

“Ao longo do primeiro semestre de 2020, registou-se um aumento significativo no número de incidentes entre os meses de fevereiro e abril, ocorrendo depois uma diminuição constante entre os meses de abril e junho”, refere o Observatório de Cibersegurança, acrescentando que “o aumento coincide com o momento de confinamento devido à pandemia de Covid-19”.

O documento adianta que “34% é a tendência de crescimento no número de incidentes registados” pelo CERT.PT [serviço do CNCS que coordena a resposta a incidentes] no segundo trimestre, relativamente ao primeiro trimestre deste ano, de 295 para 394″, o que significa um aumento de 124% face ao segundo trimestre de 2019.

Os serviços de streaming são cada vez mais populares e o Spotify continua a dominar o seu segmento.

Os dados mais recentes da Counterpoint Research revelam que o mercado do streaming de música cresceu para os 394 milhões de utilizadores. O confinamento e o isolamento social provocado pela COVID-19 levou a que os utilizadores aderissem a estes serviços, em especial às vertentes pagas.

Os dados mostram que o Spotify continuou a liderar as tabelas do primeiro trimestre de 2020. Este serviço de streaming tem uma quota de mercado de 30% em termos de receita e 33% em termos de assinaturas pagas.

Em comparação, a Apple e o seu serviço Apple Music conseguem 25% da receita que este serviço de streaming de música gera. Na área de assinaturas pagas, o serviço da Apple conta com 21% do mercado, ficando em segundo lugar. A Amazon fecha o lote dos primeiros, ficando assim em terceiro lugar.

Segundo a Capcom, 80% dos seus jogos são vendidos digitalmente e a tendência é crescente.

A Capcom revelou que a estratégia passa por aumentar a fatia de vendas digitais, estabelecendo o objetivo nos 90% das vendas totais, tendo em conta que há consumidores que preferem comprar a versão física dos jogos.

Um artigo da GamesIndustry.biz revela mesmo que as vendas digitais da Capcom quebraram as previsões da empresa fixadas no valor de 75.4%. O salto foi dos 53.3% para 80% das vendas totais, números que confirmam uma disposição para a transição dos meios físicos para os digitais.

E a Capcom é apenas um exemplo de uma tendência generalizada na indústria dos videojogos.

Voltamos ao streaming mas agora ao campo do cinema.

A Netflix revelou os 10 filmes originais de maior sucesso do serviço.

Já se sabia que alguns dos filmes da Netflix tinham números de espetadores à altura dos maiores ‘blockbusters’ do verão mas, pela primeira vez, a empresa revelou os números que nos permitem saber quais são os maiores sucessos.

A lista dos filmes mais bem-sucedidos do serviço de streaming é liderada por “Extraction”, com 99 milhões de espetadores nas primeiras quatro semanas depois da estreia. O pódio completa-se com “Bird Box” (89 milhões de espetadores) e “Spenser Confidential” (85 milhões).

O top 10 conta ainda com “6 Underground” (83 milhões de espetadores), “Murder Mystery” (73 milhões), “The Irishman” (64.2 milhões), “Triple Frontier” (63 milhões), “The Wrong Missy” (59 milhões), “The Platform” (56.2 milhões) e “The Perfect Date” (48 milhões de espetadores).

No cinema, o filme que chega esta semana às salas nacionais e que merece o nosso destaque tem como título “Arkansas – Rei do Crime”.

Um thriller realizado por e que se centra em dois pequenos criminosos, Kyle (Liam Hemsworth) e Swin (Clark Duke), que vivem às ordens de um chefe do crime chamado Frog (Vince Vaughn), que nunca conheceram. Mas quando uma transação corre pessimamente, consequências assustadoras abalam subitamente a vida rotineira da dupla. Até o ator John Malkovich está ao barulho!

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=F6a0a2ptKmk&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo