TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): as questões e os números da net.. e música ao minuto.

Tim Berners-Lee criou a World Wide Web em 1989, 30 anos depois anunciou uma iniciativa global contra os excessos na internet.

Mais de 150 organizações aderiram a este plano de ação. Empresas como a Microsoft, Google e Facebook e ainda os governos de França e Alemanha juntam-se ao “pai da net” numa iniciativa que visa “interromper os crescentes abusos na rede”, apontou a World Wide Web Foundation em comunicado. Este é “um roteiro para construir uma internet melhor”, disse Tim Berners-Lee citado no comunicado.

“Os governos devem fortalecer as leis e a regulamentação do mundo digital, e os grupos devem fazer mais para garantir que os benefícios não sejam à custa dos direitos humanos e da democracia”, aponta ainda o texto.

Berners-Lee estabelece, assim, um “contrato para a Web” para garantir a veracidade das informações, contrato que propõe uma estrutura para proteger a privacidade e os dados pessoais ‘online’ com leis nacionais claramente definidas que dão às pessoas maior controlo sobre os dados recolhidos sobre estas.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que 80,9% dos agregados familiares em Portugal têm acesso à Internet em casa. Trata-se de um crescimento de 1,5 pontos percentuais em relação a 2018.

O acesso é mais frequente nas famílias com crianças até aos 15 anos (94,5%) do que para aquelas que não têm crianças (73,2%) e em 78% dos lares o acesso é realizado através de banda larga.

E de acordo com o INE, em 2019, 80,2% dos internautas residentes no país participaram em redes sociais. Aqui, Portugal continua a manter a sua tendência de crescimento e a registar um valor superior à média dos 28 países da União Europeia, que é de 65%.

Os dados deste ano referem que 76,2% da população residente dos 16 aos 74 anos utiliza a Internet, sobretudo estudantes (99,6%) e pessoas que completaram o ensino secundário (96,9%) e superior (98,7%).

De notar ainda que o acesso à internet em mobilidade (fora de casa e do local de trabalho e em equipamentos portáteis), regista para Portugal níveis idênticos à média europeia desde 2016 e mantém uma forte tendência de crescimento em 2019. Os dados apontam para uma taxa de 84,1%, uma subida de 3,2% em relação ao ano anterior.

A venda de videojogos vai gerar mais dinheiro e 2019 do que gerou em 2018, avança uma nova estimativa da Newzoo.

Esta previsão foi revista em baixa mas, ainda assi, permanece num valor superior ao do ano passado.

Segundo a estimativa atualizada, a venda de videojogos vai gerar 148.8 mil milhões de dólares.

A Newzoo espera ver aumentos em todos os três setores (consolas, mobile e PC) e acredita que, até 2022, a indústria dos videojogos pode chegar aos 189.6 mil milhões de dólares.

Contas feitas, os sinais são positivos.

Um estudo encomendado pelo serviço de streaming Deezer procurou descobrir quantos minutos de música, por dia, é necessário ouvir para que se tenha uma vida saudável.

Recorrendo a uma amostra de 7500 pessoas, o estudo concluiu que ouvir música que cubra vários estados emocionais – animação, relaxamento, tristeza, motivação, fúria – durante 78 minutos é muito benéfico para a saúde.

Para cada um desses estados, foi atribuída uma quantidade específica de tempo, a saber:

– 14 minutos de música animada, para sentir felicidade (18%)

– 16 minutos de música calma, para sentir relaxamento (20,5%)

– 16 minutos de música para combater a tristeza (20,5%)

– 15 minutos de música motivacional para ajudar à concentração (19%)

– 17 minutos de música para ajudar a controlar a raiva (22%)

Já tem os números, agora pode começar a cronometrar!

No cinema, destacamos como estreia da semana o filme “Knives Out – Todos São Suspeitos”, uma película realizada por Rian Johnson e onde reina o mistério

O elenco é de luxo. Entre muitos outros estão lá Daniel Craig, Chris Evans, Jamie Lee Curtis e Christopher Plummer.

Em “Knives Out”, o detetive Benoit Blanc investiga o assassinato de Harlan Thrombey, um famoso escritor de romances policiais e patriarca de uma excêntrica e bastante combativa família, encontrado morto na sua propriedade logo após cumprir o 85º aniversário. Uma uma reinvenção moderna de um clássico e misterioso assassinato protagozinado por um elenco de primeira linha.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=CqOXel8ohzA&feature=emb_logo

Share This Post On
970x90_logo