Your SEO optimized title

Serpa: Três postos da GNR do concelho sem viaturas próprias. Comando contesta.

Três postos da GNR do concelho de Serpa não têm viaturas próprias para o serviço. O Comando Territorial responde que há avarias e viaturas do Destacamento em substituição.

O Agrupamento de postos da GNR de Vila Verde de Ficalho, Vila Nova de S. Bento e Pias, pertencente ao Comando Territorial de Beja, está sem viaturas própria para realizar patrulhas. A notícia foi divulgada pela edição online do Jornal de Notícias (JN).

Segundo o jornal, nesta altura os três postos funcionam apenas com um automóvel, cedido por outro posto, que tem de patrulhar cerca perto de mil quilómetros quadrados.

“São cerca de 25 militares de três áreas distintas que têm de partilhar uma única viatura, criando dificuldades aos guardas”. É que, de acordo com informações recolhidas pelo JN, os militares têm de ir buscar os outros guardas localizados nos outros postos, sempre que seja necessário ir a uma ocorrência. Ao que o JN apurou, os militares também se queixam de que a falta de viaturas próprias impede o policiamento de montes isolados, uma que para percorrer a área do Agrupamento de ponta a ponta, os militares levam cerca de duas horas.

Contactado pelo JN, o coordenador da Delegação Sul da Associação dos Profissionais da Guarda António Barreira disse que “existe uma lei de programação para instalações e equipamentos e que essa lei deverá ser aplicada urgentemente. Neste ano, para a GNR não foi gasto um cêntimo com base nessa lei. Isso é o resultado do desinvestimento de vários anos e não só nesses locais mas um pouco por todo o país”, adiantou o dirigente.

O Lidador Notícias contatou o Comando Territorial de Beja da GNR, e através do Relações Públicas, Capitão Daniel Ferreira, contesta a situação, defendendo que “existe uma dinâmica da frota ao automóvel e há uma situação corrente, que são as avarias”, justificando que “não há uma, mas duas viaturas do Destacamento de Moura, a reforçar aquele agrupamento”, concluiu.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On