Serpa: Cadastrado julgado por roubos violentos a idosos em montes isolados.

Autor de cinco roubos violentos em montes isolados perpetrados contra idosos indefesos, um indivíduo de 28 anos, começa hoje a ser julgado. Cumpre pena de prisão no Estabelecimento prisional de Beja.

Um indivíduo de 28 anos, a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Beja (EPBeja), por furtos e roubos, começa hoje a ser julgado por crimes de roubo violento praticados contra idosos que viviam em montes isolados, todos praticados no concelho de Serpa.

Estevão C., natural de Amareleja, concelho de Moura, está acusado da prática, em co-autoria material, com um individuo cuja identidade a investigação não logrou apurar, de cinco crimes de roubo, dois qualificados, dois agravados e um simples.

Só depois de o indivíduo estar a cumprir pena no EPBeja, por crimes cometidos em 2015 no concelho de Moura, é que a Polícia Judiciária deslindou estes crimes que foram cometidos, um em julho e quatro em setembro de 2017, quando o arguido tinha apenas 25 anos.

Para conseguir os seus intentos Estevão C. e o comparsa, que aquele nunca denunciou, não hesitaram em usar amas e a violência física para obrigar as vítimas a entregar o dinheiro que estas tivessem nas habitações. “Ou dizes onde está o dinheiro ou mato-te”, era esta a forma de abordagem às pessoas indefesas, que não tinham ou remédio senão “cooperar” com os meliantes.

Nos furtos realizados, os malfeitores apoderaram-se de 3.240 euros em numerário, uma caçadeira de canos sobrepostos, carteiras, telemóveis, documentos de identificação das vítimas, cartões multibanco, óculos de sol de famosas marcas e num dos casos, a chave de uma viatura de um dos lesados.

No último assalto praticado antes de ser preso, foi usado um machado que estava na habitação, que o arguido encostou à cabeça da vítima e ameaçou-a de morte. Já depois de ter sido ouvido pela PJ, durante a fase de inquérito, viria a falecer. No despacho de acusação, o Ministério Público requereu que em audiência de julgamento se proceda à leitura das declarações prestadas naquela fase.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo