Saboia: Escola Básica Nº 1 lidera top regional da Geração Depositrão.

As escolas do Distrito de Beja já recolheram mais de 1 tonelada de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida na campanha Geração Depositrão, a decorrer em todo o país há 12 anos consecutivos.

Neste distrito, destaca-se a Escola Básica de Saboia nº 1, que tem vindo a conquistar o topo da tabela nacional nas últimas edições deste desafio e lidera atualmente o top regional, com mais de uma tonelada de elétricos e eletrónicos em fim de vida recolhidos.

A nível nacional, já foram recolhidas mais de 112 toneladas de resíduos, das quais um valor superior a 2 toneladas de pilhas usadas e as restantes de elétricos e eletrónicos em fim de vida (mais de 110 toneladas).

Esta campanha visa incentivar a entrega de resíduos elétricos e pilhas usadas nos estabelecimentos escolares e entidades locais para garantir que os mesmos receberão o tratamento adequado, seguindo o seu trajeto até à fase da reciclagem. Neste sentido, serão distinguidas várias escolas com base nos volumes encaminhados para reciclagem.

Atualmente, o top 5 nacional é composto pelas escolas: Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Viana do Castelo), Centro Escolar de Alcobaça (Leiria), EB1 de Cabanas de Tavira (Faro), Escola Secundária de Ponte de Sor (Portalegre) e EBI/S Cardeal Costa Nunes (Região Autónoma dos Açores). No seu conjunto, estas escolas somam 22,30% do total de resíduos recolhidos.

Para além do desafio da recolha de resíduos, a funcionar até setembro, as escolas dedicam-se ao desenvolvimento de trabalhos criativos, segmentados de acordo com os níveis de escolaridade envolvidos (Ensino Básico, Secundário/Profissional e Superior).

A Geração Depositrão conta, em média, com o envolvimento de mais de 700 escolas e entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores.

Share This Post On
970x90_logo