RI1/ Beja: Juramento de Bandeira do 2º Curso de 2016, no Destacamento de Tavira.

Vai realizar-se no próximo dia 9 de Abril, pelas 11h00, na Praça da República da cidade de Tavira, a cerimónia de Juramento de Bandeira do 2º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2016 (2CFGCPE16).

Maj.General-Carlos Perestrelo_800x800A cerimónia marca o final da fase inicial de instrução militar, a instrução básica, ministrada na sede do Regimento de Infantaria n.º 1, da Brigada de Reação Rápida, em Beja. Nesta Cerimónia, perante o Estandarte Nacional, os 91 Soldados-recruta do 2CFGCPE16 irão jurar defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

Refira-se que remonta ao ano de 1995 a data de realização do último Juramento de Bandeira em Tavira.

O evento será presidido pelo Comandante da Brigada de Reação Rápida, Major-general Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo (na foto), contando com a presença do Presidente da Câmara de Tavira, e outras altas entidades civis, militares e religiosas da região do Algarve. Releva-se o significativo apoio disponibilizado à Cerimónia pela Câmara Municipal de Tavira.

A Cerimónia será matizada com alguns traços de homenagem aos combatentes, tendo em atenção a data em que ocorre, o dia do Combatente, bem como o facto de irem ser agraciados, com medalhas comemorativas das campanhas, 26 antigos combatentes da guerra colonial.

Serão ainda entregues prémios aos Soldados-Recrutas que mais se distinguiram na primeira fase de instrução que agora termina.

Desde 1 de Agosto de 2015 que o Regimento de Infantaria n.º 1 se encontra instalado em Beja e em Tavira, no Quartel da Atalaia. Será nestas últimas instalações que, após a Cerimónia, os militares do 2CFGCPE16 serão temporariamente instalados para dar início à fase seguinte, de instrução, a preparação complementar, com a duração de cerca de dois meses.

A Cerimónia de Juramento de Bandeira do 2CFGCPE16 e o ministrar de parte da instrução em Tavira materializam um reconhecimento dos antigos e fortes laços que unem a instituição militar àquela cidade e ao Algarve, constituindo uma afirmação de presença militar, bem como a certeza do seu reforço, sempre que necessário à missão militar ou às necessidades da população daquela região.

Breve resenha histórica sobre a presença militar em Tavira.

Remonta já a longa data (Séc. XII) a existência na cidade de Tavira de Unidades Militares organizadas. Em 1640 a cidade passou a ser guarnecida por um Destacamento de um dos dois Regimentos do Algarve com as suas origens remontando a 1659, data da organização do Terço Novo da Guarnição da Corte.

Foi no reinado de D. João V que os Terços receberam nova forma, em Regimentos com o nome da terra que lhes era quartel. Assim se formou o Regimento de Infantaria de Tavira, que por Decreto de 19 de Março de 1806 recebeu o n.º 14 e com o Regimento de Lagos Nº 2, constituiu a Brigada Algarvia que tanto se distinguiu na Guerra Peninsular.

O chamado quartel da Atalaia, foi mandado construir em 1795 pela Rainha D. Maria I, tendo sido o mesmo propositadamente construído para o Regimento de Infantaria de Tavira.

A partir de Setembro de 1939 ali passaram a ser ministrados os Cursos de Sargentos Milicianos. Em 1948 passou a funcionar como Unidade independente, denominando-se Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria (CISMI).

Extinto o CISMI, em 1975 foi criado o Destacamento de Tavira do Regimento de Infantaria de Faro. Resultante da extinção do Regimento de Infantaria de Faro, foi criado em 01 de Agosto de 1993 o Centro de Instrução de Quadros (CIQ).

Com a extinção do CIQ, foi criado o Núcleo Permanente do Centro de Instrução de Quadros. Desde Julho de 1996, encontra-se em funcionamento no Quartel da Atalaia, o Centro Militar de Férias de Tavira (CMFT), destinado a praças (RV/RC).

Em 01 de Abril de 2008 o Quartel da Atalaia recebeu e passou a denominar-se “REGIMENTO DE INFANTARIA Nº1”, até 31 de Julho de 2015, data a partir da qual o Regimento passou a ocupar instalações em Tavira e Beja, com sede nesta última cidade.

Share This Post On
970x90_logo