Proteção Civil: Segundo CODIS do CDOS de Beja já está em funções.

Confirmando a notícia do Lidador Notícias do passado dia 26 de junho, já foi empossado José Ricardo Horta como 2º CODIS do CDOS de Beja.

José Ricardo Horta, 40 anos, Oficial Bombeiro dos Bombeiros Voluntários de Serpa, tomou posse na passada segunda-feira, em regime de substituição, do cargo de 2º CODIS do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A nomeação de José Ricardo Horta já tinha sido feita pelo presidente da ANEPC, para assumir o cargo de 2º CODIS que foi deixado vago no passado dia 30 de junho por Lucínia Aires, que pertence ao Quadro de Reserva dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

A nomeação no novo segundo CODIS é em regime de substituição tendo em conta que ainda não está a ser aplicada a nova lei de bases da Proteção Civil, que prevê a existência de um Comando Regional em Évora e um Sub-comando Regional em Beja, na área da Comunidade Intermunicipal (CIM), que abrange 13 das 15 corporações do distrito, já que Odemira e Vila Nova de Milfontes pertencem a outra CIM.

Recorde-se que Lucínia Viana Aires, Oficial Bombeiro dos Bombeiros Voluntários de Odemira, filha do antigo comandante daquela corporação Nazário Viana, chegou ao cargo de 2ª CODIS em 3 de abril de 2018.

Com a nomeação de José Ricardo Horta, são quatro os segundos comandantes desde que o Tenente-coronel Vítor Cabrita, chegou ao comando do CDOS de Beja, em julho de 2010, há 10 anos, ainda no posto de Major. Além de Lucínia Viana Aires que substituiu Noémia Ramos, antiga comandante dos B.V. de Vidigueira, o cargo foi antes ocupado por Carlos Pica, antigo comandante dos B.V. de Barrancos.

Quem é José Ricardo Horta

Nasceu a 5 de maio de 1980, possui uma Licenciatura em Proteção Civil, tirado na ESTIG-IPBeja, Formador de Técnicas de Salvamento e Desencarceramento da Escola Nacional de Bombeiros e pertence ao Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Serpa.

Tem como passatempo fora da atividade de bombeiros e agora de segundo CODIS, a prática do BTT.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo