Presépio: “Do lixo faço arte”, até 6 de janeiro em Santana de Cambas (Mértola).

Fica a convite para visitarem o meu trabalho.Conto com a vossa presença…

Publicado por Toy Costa em Sexta-feira, 29 de novembro de 2019

António Costa, artista natural de Moreanes, apresenta até 6 de janeiro, o seu tradicional presépio de Natal “Do Lixo Faço Arte”, numa colaboração com a Câmara de Mértola e a Junta de Freguesia e Casa do Povo de Santana de Cambas.

Depois de no ano passado ter exposto o trabalho no antigo salão dos Bombeiros Voluntários de Mértola, António Costa regressa ao salão de festas da Casa do Povo de Santana de Cambas, onde já tinha mostrado o presépio em 2017. A primeira edição ocorreu em 2016 e teve exposto na Escola Primária de Moreanes.

Em 2014, António Costa expôs a sua primeira obre na rua, com 7 imagens em grande escala em Moreanes. No ano seguinte essa cifra aumentou para 30 imagens feitas com diversos materiais reciclados do lixo.

António Costa tem ao seu dispor um espaço maior, o que também lhe permitiu dar, ainda mais, largas à sua imaginação e engenho. Em exposição vão estar 46 esculturas de tamanho real, desde a sagrada família a muitas outras personagens e animais.

Além de executar todas as figuras e cenário com materiais recicláveis, como tecidos, papel e objetos cerâmicos, o artista recicla motores de eletrodomésticos para dar vida aos seus personagens. O artista afirma que “isto é uma maneira de mostrar às pessoas que o que é velho e que não tem utilidade pode ser aproveitado para fazer um trabalho magnífico”.

O desejo de construir a cena mais icónica do Natal acompanha o artista desde a infância em pensamento, mas foi avivado em 2001 ano em que, na viagem dos jovens da Câmara Municipal de Mértola à cidade de Roma, visitou o Vaticano e viu um presépio que nunca mais lhe saiu da cabeça.

O presépio vai estar em exposição no  salão de festas da Casa do Povo de Santana de Cambas, entrada à gratuita e o presépio pode ser visitado todos os dias, desde 1 de dezembro e até 6 de janeiro, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo