Portel: Câmara constrói praia fluvial na Amieira, albufeira de Alqueva.

Praia Fluvial da Amieira, no concelho de Portel, vai ser construída pela autarquia, num investimento de 600.000 euros. Será a quarta na albufeira de Alqueva.

A Câmara Municipal de Portel e a Secretaria de Estado do Turismo assinaram na tarde de sexta-feira o contrato de financiamento para a construção da Praia Fluvial da Amieira, a ser criada na albufeira de Alqueva, junto a esta localidade daquele concelho alentejano.

O projeto terá um custo de 600.000 euros, tendo a autarquia feito uma candidatura ao Programa Valorizar, com o Estado, através do Turismo de Portugal, a comparticipar em 400.000 euros, sendo os restantes 200.000 euros suportados pela Câmara de Portel.

A construção da Praia Fluvial, junto ao ancoradouro da Amieira, visa criar um projeto turístico que “terá um importante papel no desenvolvimento deste território”, justificou ao JN, o presidente da autarquia, José Manuel Grilo.

A infraestrutura cuja construção durará cerca de seis meses, leva o autarca a lamentar que “as formalidades de concursos, podem inviabilizar a sua abertura ainda este ano”, acrescentando José Manuel Grilo que vão ser criados um conjunto de equipamentos, como “um centro de educação ambiental, zona de ensombramento, posto médico e de socorro a náufragos, instalações sanitárias e bar, com a zona balnear de areia e relva totalmente acessível a pessoa com mobilidade reduzida”, concretizou.

Brevemente a Câmara de Portel, vai apresentar outro investimento semelhante na freguesia de Alqueva, a qual irá aumentar o potencial do concelho como um destino turístico, apoiado no maior lago artificial da Europa.

Com a construção da Praia Fluvial da Amieira, será a quarta infraestrutura do género na albufeira das “Terras do Grande Lago”, depois da construção das Praias Fluviais de Reguengos de Monsaraz e Mourão, em Portugal, e de Cheles, em Espanha.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On