Ovibeja: Mais de 90 grupos corais e 2.100 cantadores no “I Encontro do Cante”.

Ensaio dos “pontos” e “altos” de alguns dos grupos corais que vão que vão marcar presença na Ovibeja, realizou-se no final da tarde de sexta-feira, sob a direcção do músico bejense, Paulo Ribeiro.

Bernardo Calabaça_800x800Bernardo Calabaça  o alto do Grupo Coral “Estrelas do Sul”-Portel (na foto ao centro, à direita Luís Madeira e à esquerda José Almança ou “Zé da Rosa”, os pontos do grupo), é um dos altos do “1º Encontro de Cante” da Ovibeja, que junta mais de 90 grupos e de 2.100 cantadores no dia 2 de maio.

Bernardo Calabaça, apontado como um dos melhores “altos” do cante alentejano e há 40 anos, em conjunto com Norberto Patinho, ex-presidente da Câmara de Portel, foram os grandes destaques do Grupo de Cantares Regionais de Portel.

O Grupo Coral “Estrelas do Sul” gravou o primeiro flash mob de cante alentejano, realizado no dia de Reis, em pleno coração de Lisboa, no Chiado, numa iniciativa promovida pela Liberty Seguros. Veja aqui o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=suxCAOr-8l8&feature=youtu.be

Os objectivos que presidiram à acção da Liberty Seguros foram: homenagear e promover o cante alentejano, estimular a portugalidade e a cultura nacional, cimentados no reconhecimento da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

O ensaio das várias vozes, homens e mulheres, “pontos” e altos” ocorreu no final da tarde de sexta-feira, sob a direcção do músico Paulo Ribeiro, naquela que será a grande homenagem da Ovibeja ao Cante é a homenagem à identidade das gentes do Alentejo, aos produtos da terra, ao trabalho em conjunto.

Os grupos cantarão cinco modas em uníssono: Castelo de Beja, Alentejo…Alentejo, Dá-me uma gotinha de água, Ao passar a ribeirinha e Alentejo és nossa terra. A actuação irá ocorrer no Pavilhão Multiusos, entre as 16 e as 17.00 horas, com os pontos e os altos, a cantar numa posição cimeira, no palco e os restantes elementos dos grupos, mais de 2.100, no espaço do referido recinto.

Num trabalho em conjunto que está a construir o maior Encontro do Cante de sempre, e que inclui o apoio de algumas dezenas de entidades públicas e privadas, vão unir-se na Ovibeja mais de duas mil pessoas que vão cantar, no sábado, 2 de Maio, cinco modas em conjunto.

É um Hino ao Alentejo o que vai acontecer na Ovibeja, uma conjugação de vontades, uma partilha ímpar de emoções, de afectos e de sementes lançadas à terra.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo