Ourique: Santa Casa exige mais de 85 mil euros a funcionário/dirigente suspeito de desfalque.


O caso foi tornado público a 26 de março do corrente. Agora a Santa Casa move ação para ser ressarcida de mais de 85 mil euros, verba de que se terá apropriado o funcionário e dirigente da instituição.

Deu entrada na sexta-feira no Juízo Central Cível Criminal de Beja uma ação de Execução Ordinária movida pela Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SMCO) contra André Baltazar (à direita na foto), técnico administrativo e secretário da mesa administrativa da instituição onde esta exige 85.666,52 euros.

O indivíduo de 32 anos, é suspeito de ter levado a efeito um desfalque financeiro do interior dos cofres da instituição presidida pelo antigo presidente da Câmara e ex-deputado, José Raul dos Santos (à esquerda na foto). André Baltazar foi filmado a retirar dinheiro do cofre, depois de elementos dos órgãos sociais da SCMO se terem apercebido que estavam a sair verbas da instituição, sem razões ou gastos que comprovassem a saída das verbas.

Face às dúvidas sobre quem seria o autor do desvio de dinheiro, sem prévio aviso e para que ninguém se apercebesse, o Provedor decidiu instalar câmaras de vídeo, para conseguirem chegar ao autor dos furtos.

No dia 25 de março foi filmado a abrir o cofre e a levar consigo uma considerável quantidade de dinheiro, proveniente das receitas da Santa Casa, nomeadamente dos lares que gere, um dos quais onde funcionam os serviços administrativos.

No dia seguinte, André Baltazar foi confrontado com as filmagens e na altura fonte da SCMO disse ao Lidador Notícias (LN) que “admitiu os desvios de dinheiro e apresentou a demissão dos cargos, como funcionário e dirigente, o que foi aceite. O caso arrastava-se há mais de um ano”.

A instituição apurou o valor total das verbas desviadas e decidiu avançar agora para a execução de bens do funcionário, numa ação superior a 85 mil euros. O executado pode contestar a ação da Santa Casa, solicitando o embargo da mesma.

Os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Ourique tinham tomado posse no dia 11 de janeiro e André Baltazar, o irmão nº. 582, fora empossado como secretário da mesa administrativa, o terceiro da escala hierárquica da instituição.

André Alexandre da Costa Baltazar, 32 anos, é solteiro, nasceu em Beja, mas reside no concelho de Ourique, e é árbitro de futebol há 16 anos, tendo na temporada 2017/2018 sido considerado o “Árbitro do Ano” na A.F.Beja, o que lhe permitiu na temporada seguinte ser Estagiário Nacional, mantendo a categoria de árbitro distrital.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg