Ourique: Parceria com a Montaraz assegura carne DOP na Feira do Porco Alentejano.

O Município de Ourique e a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano continuam a preparar a XI Edição da Feira do Porco Alentejano, que decorrerá de 23 a 26 de março, em Ourique.

No quadro de valorização da fileira do porco alentejano e da melhoria constante do certame que suscita a visita de milhares de visitantes à Capital do Porco Alentejano, o Município de Ourique e a ACPA estabeleceram uma parceria com a empresa Montaraz para a disponibilização de carne de porco alentejano DOP para venda, a ser utilizada na oferta gastronómica do evento.

A Montaraz é um dos pilares importantes da estratégia de resgate e de valorização da fileira do porco alentejano concretizada na última década, na medida em que contribui para a transformação dos animais criados, com a manutenção das mais valias em Portugal, para a criação de emprego e para a dinamização da economia local.

O uso da Denominação de Origem Protegida «Carne de Porco Alentejano» obriga a que a carne seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, a identificação dos animais, o saneamento e a assistência veterinária, o sistema de produção, a alimentação, as substâncias de uso interdito e as condições a observar no abate e conservação das carcaças, bem como no transporte, acondicionamento, rotulagem e exposição para venda.

Só podem beneficiar do uso da Denominação de Origem, os produtores que sejam expressamente autorizados pelo Agrupamento de Produtores ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, se comprometam a respeitar todas as disposições do caderno de especificações e se submetam ao controlo a realizar pelo Organismo Privado de Controlo – OPC.

Com esta parceria, o Município de Ourique valoriza a produção local e cria condições para a melhoria da qualidade da oferta gastronómica existente na Feira, que é complementar à existente nos estabelecimentos comerciais de restauração do concelho.

Com a participação de Portel- Capital do Montado como Município convidado, a XI Edição da Feira do Porco Alentejano contará com a animação musical dos Sangre Ibérico e Ala dos Namorados, na sexta, 24 de março, de Miguel Araújo, no Sábado,25 de março, e do programa da TVI, “Somos Portugal, no domingo, 26 de março.

Share This Post On