Ourique: Município acolhe a edição da Feiras das Bibliotecas do Baixo Alentejo.

De 27 de setembro a 5 de outubro, a Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, acolherá a Feira das Bibliotecas, evento que decorre desde Março de 2019 e terminará em Dezembro, passando pelos treze municípios da CIMBAL.

A Feira das Bibliotecas, promovida pelo Município de Ourique, pela CIMBAL e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, vai estar em Ourique para dar a conhecer e atrair novos públicos às bibliotecas municipais.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo foi criada a 12 de março de 2018, na sequência da celebração de um acordo de cooperação entre a CIMBAL e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O Município de Ourique desenvolve ao longo do ano um amplo conjunto de atividades culturais diversificadas direcionadas para os vários públicos, em que a literatura assume uma relevância importante.

De 27 de setembro a 5 de outubro, a Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, acolherá uma intensa programação cultural assente na promoção da leitura, dos livros, das histórias e das expressões criativas, que certamente despertarão o interesse da comunidade educativa e da população em geral.

A Feira das Bibliotecas será aberta pelas 16 horas, de sexta, 27 de setembro, num momento que servirá também para sublinhar a participação da Biblioteca Municipal de Ourique na rede de bibliotecas associadas à Comissão Nacional da UNESCO, com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, do Primeiro Secretário da CIMBAL, Fernando Romba, e do escritor José Fanha. Ainda no dia da inauguração, pelas 17:15 horas realizar-se-á uma visita guiada à exposição pelo curador, Constantino Piçarra e, pelas 17:30, uma animação infantil com bolas de sabão gigantes.

No sábado, 28 de setembro, a programação da feira prevê a realização de uma Sessão de Contos ? Onde as Histórias se encontram?, pelas 16 horas, pela contadora Elsa Serra.

Na segunda, 30 de setembro, pelas 10:30 horas, Luzia Paramés leva à cena a peça ?A pastora leitora? para o público sénior, e, pelas 14:30 horas, haverá uma performance poética ?Ainda que pese?, com Carmen Jesuíno, Sandra Maya e Tânia Sacramento, orientada para os alunos do secundário do agrupamento vertical.

Na terça, 1 de outubro, às 10,11 e 14 horas, decorrerão sessões de contos intituladas ?O Pior contador de histórias do mundo?, com Rodolfo Castro, para os alunos do 1º ciclo.

Na quarta, 2 de outubro, pelas 18 horas, a Andante Associação Artística promove o espetáculo ?Biblioteca Andante? para a comunidade em geral.

Na quinta, 3 de outubro, pelas 10 horas, a Andante Associação Artística realizará o espetáculo ?Afinal o gato?, para os bebés dos 12 aos 24 meses e, pelas 10:45 horas, o mesmo espetáculo será destinado aos bebés entre os 24 e os 36 meses.

Na sexta, 4 de outubro, pelas 10, 11, e 14 horas, a Companhia Lua Cheia Teatro de Marionetas apresentará o espetáculo ? A Filha do Sol? para os alunos de pré-escolar, e pelas 18 horas, realizar-se-á a última iniciativa da edição de 2019, com o visionamento do filme promocional “Pessoas com Bibliotecas dentro” e visita à exposição ao som do cante alentejano pelas vozes de José Diogo Bento e Jorge São Pedro.

Share This Post On
970x90_logo