Ourique: Monchique é o município convidado da Feira do Porco Alentejano.

Depois de Melgaço, de Portel e de Almeirim, a Feira do Porco Alentejano acolherá a participação do Município de Monchique.

A XIII Edição da Feira do Porco Alentejano vai realizar-se de 22 a 24 de março de 2019, será mais um momento de afirmação do trabalho realizado pelos produtores, pelos criadores e pelos agricultores de Ourique e da região.

Este momento de afirmação do Mundo Rural, que integra eventos técnicos, económicos, culturais, gastronómicos e lúdicos, terá, uma vez mais a participação de um Município convidado.

Depois de Melgaço, de Portel e de Almeirim, o certame acolherá a participação do Município de Monchique.

O Baixo Alentejo e o Interior Algarvio contribuirão para sublinhar a relevância do porco nas suas economias locais, a importância do potencial dos espaços rurais e a ambição em dar mais futuro aos respetivos territórios, localizados no interior do país.

Ourique e Monchique partilham problemas e potencialidades na administração de territórios que apresentam diversos pontos em comuns, dinâmicas populacionais similares e relações comerciais fluídas.

Ourique e Monchique partilham vontade em responder às pessoas e aos desafios dos territórios, dando projeção ao que de melhor se faz no Mundo Rural no plano das regiões e do país.

Acresce que reafirmamos com este convite e com a honrosa presença de Monchique no certame, uma dimensão de solidariedade perante os acontecimentos de 2018 no naquele território e a necessidade de superar as fatalidades impostas pelos incêndios florestais, repondo o potencial produtivo de Monchique, a bem dos residentes, da Região do Algarve e do país.

O Município de Ourique em conjunto com a ACPA ? Associação de Criadores de Porco Alentejano, a PACOOP – Cooperativa de Produtores de Porco Alentejano e Outras Espécies Pecuárias e a comunidade local, tem procurado conjugar as tradições com as marcas de inovação em áreas como a produção agroalimentar, os produtos regionais, a gastronomia, o lazer e a identidade como cidadãos do Baixo Alentejo.

Tem sido esse o caminho percorrido na afirmação da fileira do porco alentejano como uma das marcas da capacidade produtiva da região, com relevantes projeções económicas e lúdicas, na Feira do Porco Alentejano, na Ovibeja e na Feira de Garvão.

A presença de Monchique no certame de 2019 reforça a ligação de Ourique a outros protagonistas do Portugal Rural que cada vez mais se afirma como uma mais valia para a economia nacional e para Portugal.

Share This Post On
970x90_logo