Ourique: Ministro do Ambiente na Barragem do Monte da Rocha com passos positivos.


O Governo escolheu a Barragem do Monte da Rocha, em Ourique, para anunciar o Programa de Intervenções a Curto Prazo nas Albufeiras em que foram identificadas necessidades de intervenções para ampliarem a capacidade de armazenamento e a melhoria da qualidade da água.

A barragem de Monte da Rocha, que regista atualmente um volume de água de apenas 8%, será uma das instalações alvo de intervenção governamental.

No início do dezembro de 2017, o Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro escreveu ao Ministério do Ambiente sublinhando que “O País, a Região do Baixo Alentejo e Ourique estão confrontados com uma preocupante situação de seca extrema que colocam um conjunto de riscos e desafios ao abastecimento de água para consumo humano, à gestão racional de um recurso natural fundamental à vida e à utilização desse recurso no desenvolvimento de atividades produtivas essenciais para o nosso Mundo Rural e para as nossas Economias Locais.”.

Marcelo Guerreiro sustentou então que “Ao longo dos anos como pôde constatar aquando das inaugurações da ETA e da remodelação da ETAR de Monte da Rocha, em articulação com as Águas do Alentejo, temos mantido uma estratégia de consolidação das infraestruturas destinadas a assegurar o abastecimento de água para consumo humano e para outros usos, assim como do tratamento dos resíduos de forma a preservar os equilíbrios ambientais. Esse esforço precisa de contar com o contributo da meteorologia, cada vez mais condicionada pelas alterações climáticas, e com os investimentos adequados para potenciar o uso eficiente dos recursos disponíveis. É nesse sentido que há muito reivindicamos a ligação da Barragem do Roxo à Barragem do Monte da Rocha, assegurando que a água do Alqueva chegue ao Sul da Região do Baixo Alentejo.

Na missiva enviada no final de 2017, relembrava-se que o Município de Ourique já tinha saudado efusivamente o Governo, através do Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, pelo anúncio da obtenção de 260 milhões de euros de financiamento do Banco Europeu de Investimento para o reforço da aposta no regadio, do armazenamento de água e para o seu uso eficiente. A concretização do projeto de ligação da barragem do Roxo à barragem do Monte da Rocha é uma grande notícia para Ourique e para o Baixo Alentejo. Uma notícia que significa sustentabilidade, boa gestão dos recursos naturais e futuro.

Marcelo Guerreiro concluía a carta ao governo com um convite ao governo para a realização de “uma visita à Barragem do Monte da Rocha em Ourique, de forma a começarmos a trabalhar em planos para responder a eventuais problemas de abastecimento de água num futuro próximo.”.

A iniciativa hoje realizada na Barragem do Monte da Rocha é um passo positivo na construção de soluções sustentáveis e de futuro para o fornecimento e o uso eficiente da água no território de Ourique e do baixo Alentejo.

O Município de Ourique continua a mobilizar vontades para a construção de soluções envolvendo outros patamares de poder e a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.


Share This Post On
468x60.jpg