Ourique: Incêndio obriga a retirar idosos de lar da Santa Casa da Misericórdia.

Um incêndio no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Ourique obrigou, na noite desta terça-feira, à retirada dos utentes para o quartel dos bombeiros. Não houve vítimas.

Atualização: Quatro horas depois das operações de combate ao incêndio e evacuação terem sido dadas por terminadas, os utentes regressaram ao lar.

A rápida e eficiente intervenção dos operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ourique (BVO), cujo quartel fica a pouco mais que 50 metros do lar, evitaram uma catástrofe, “complementada pelas restantes corporações chamadas a intervir”, como referiu o comandante dos BVO, Mário Batista.

Ao que o Lidador Notícias (LN),apurou, o alerta foi dado pelas 21 horas desta terça-feira. O lar tem entre 80 a 90 utentes e 67 foram encaminhados para o centro de convívio e uma creche, além do quartel dos bombeiros de Ourique.

À medida que foram sendo deslocados, os idosos foram avaliados por profissionais de saúde, mas não houve registo de feridos.

Ao LN, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul dos Santos, disse que o fogo deflagrou na cozinha e que “foi um susto, mais pelo aparato”, mas as pessoas “estavam bem” e devem voltar para o lar ainda esta noite. O provedor disse ainda que alguns utentes nem se deram conta da confusão porque estavam a dormir.

No combate às chamas estiveram 76 bombeiros, apoiados por 33 viaturas, das corporações de Ourique, Odemira, Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Beja, Ferreira do Alentejo e Cuba.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo