Ourique: Exposição “A Escrita no Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias”.

A exposição “A Escrita no Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” será inaugurada hoje, pelas 17,30 horas, em Ourique, na Biblioteca Municipal Jorge Sampaio.

Trata-se de uma iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, tutelada pela CIMBAL,que o Município de Ourique integra através do seu Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão.

A exposição tem como propósito divulgar o património histórico e cultural deste território e centra-se no tema da Escrita no Baixo Alentejo desde há 2500 anos, apresentando peças arqueológicas ou documentos provenientes de cada um dos concelhos da Rede, que, no seu conjunto, testemunham esse percurso cronológico.

Ourique está representada pela “Estela de Arzil”, uma inscrição de Escrita do Sudoeste datada da I Idade do Ferro (séc. VII-V a.C.). No momento da inauguração, estará presente o arqueólogo Samuel Melro, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e investigador e corresponsável pelo projeto ESTELA, que fará uma breve apresentação sobre a Estela de Arzil e a Escrita do Sudoeste.

Esta mostra itinerante, sustentada por uma linguagem gráfica atual e eficaz, iniciou o seu percurso em Junho de 2017 e, a partir do próximo verão, estará patente noutros locais do país, divulgando e promovendo o património da Região, um dos seus maiores recursos para a atração de visitantes e a criação de riqueza e desenvolvimento.

O programa da inauguração compreende também um espetáculo musical. Durante o mês de abril, estão ainda agendadas duas palestrasna Biblioteca Municipal: “A Escrita do Sudoeste”, pelo Prof. Amílcar Guerra, dia 7 de abril, às 16h00.

“Os documentos escritos como fonte de informação”, pelo Dr. António Quaresma, dia 21 de abril, às 16h00. Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, de 5 a 30 de Abril de 2018.
Horário: 2ª feira e sábado 14h00 – 19h00, 3ª, 5ª e 6ª feira 09h30 – 19h00 e 4ª feira 14h00 – 22h00.

Share This Post On