Ourique: Casal de cidadãos estrangeiros detido por cultivo e venda de cannabis.


Dois cidadãos britânicos, um homem de 57 e uma mulher de 54 anos, foram detidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel, num monte próximo de Santana da Serra, concelho de Ourique, por cultivo e tráfico de cannabis.

O casal dedicava-se ao cultivo e processamento de plantas de cannabis, num local isolado próximo do Monte do Albricoque, junto à barragem de Santa Clara, no local onde em 20 de agosto de 2018, um jovem britânico de 29 anos, perdeu a vida depois de ter desaparecido nas águas desta albufeira.

A investigação da GNR durava há vários meses e os militares perceberam que o isolamento da residência e da propriedade dos arguidos, onde também recebiam os consumidores, facilitava o cultivo e o tráfico.

Munidos de dois mandados de busca, os investigadores apreenderam 742 doses de liamba, 70 cabeças, 62 sementes, 15 embalagens de creme, cinco litros de óleo e 12 plantas adultas de cannabis, 13 doses de haxixe, 730 euros em numerário e diversos material destinado à rega, acondicionamento, armazenamento e produção de cannabis.

O casal ficou detido nas instalações da GNR de Ourique e foram ontem presentes a tribunal para primeiro interrogatório, tendi sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais no posto policial da área de residência, o Poto da GNR de Ourique.

Foram ainda identificados dois homens por posse de estupefacientes que foram notificados para comparecer na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência.

Além dos militares do NIC de Aljustrel, estiveram envolvidos na operação o Destacamento de Intervenção de Beja, os Núcleos de Proteção Ambienta e Aljustrel e Odemira e do Posto Territorial de Ourique.

Outros casos em Santana da Serra

No passado dia 16 de julho, um homem de 49 anos, foi detido por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel e do Posto Territorial de Ourique da GNR, por cultivo de estupefacientes, nomeadamente cannabis.

Dando cumprimento a três mandados de busca domiciliária, resultou a apreensão de 82 plantas e 19 sementes de cannabis, 197 vasos utilizados no cultivo daquela planta e ainda 195 gramas de liamba, além de dezenas de utensílios e apetrechos para o cultivo e o acondicionamento da cannabis. O suspeito foi constituído arguido, constituindo em liberdade a aguardar os ulteriores desenvolvimentos do processo que foi remetido para o Tribunal Judicial de Ourique.

Em 19 de julho de 2017, um cidadão britânico, de 54 anos, foi detido pelo mesmo crime. Na primeira abordagem ao suspeito, foram efetuadas duas buscas domiciliárias e outra não domiciliária, tendo sido apreendidas 44 plantas e 175 sementes de cannabis, 187 gramas de liamba e diverso material relacionado com o cultivo das plantas estupefacientes. O cidadão britânico ficou em liberdade mediante termo de identidade e residência (TIR).

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg