Ourique: Autarquia e Cercicoa apoiam pessoas com deficiência e incapacidade.

O Município de Ourique e a CERCICOA para a criação de um Lar Residencial na Vila de Ourique, através da adaptação de um edifício existente na Praça D. Dinis.

A empreitada foi iniciada em 18/11/2019, tem um prazo de conclusão de 90 dias, num investimento em obra e na aquisição de equipamentos básicos no valor de 182.352,94€, cofinanciados a 85% pelo PO Alentejo 2020 – FEDER.

O Município de Ourique tem desenvolvido ao longo dos últimos anos um amplo conjunto de apoios sociais para diversos segmentos da sua população, num esforço municipal que conta com o contributo das instituições particulares de solidariedade social presentes no nosso território.

Este esforço municipal de convergência de vontades procura responder às diversas necessidades sociais existentes, em função do perfil da população, num território extenso.

A existência de uma insuficiência de respostas sociais de apoio às pessoas com deficiência e incapacidade no concelho de Ourique, na região e no país, determinou a celebração de uma parceria entre o Município de Ourique e a CERCICOA para a criação de um Lar Residencial na Vila de Ourique, através da adaptação de um edifício existente na Praça D. Dinis.

O equipamento social, já em fase de obra, materializa uma resposta social destinada a pessoas com deficiência e incapacidade, de ambos os sexos, de idade igual ou superior a 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino, de formação profissional ou se encontrem enquadrados em programas ou projetos, em localidades fora da sua área de residência; que os familiares não os possam acolher; que se encontrem em situação de isolamento e sem retaguarda familiar; ou que as suas famílias necessitem de apoio, designadamente em caso de doença ou necessidade de descanso.

O Município de Ourique assumiu a responsabilidade técnica e logística de suporte à operação, o suporte financeira das contrapartidas nacionais do financiamento comunitário e a promoção da operação junto do Alentejo 2020, tendo a CERCICOA desenvolvido o projeto, a sua validação junto da segurança social e, após a conclusão, assegurará a gestão do equipamento nas suas diversas valências, enquadrado por acordo de cooperação com a tutela.

Share This Post On
970x90_logo