Moura: “Trocaram” de identidade, mas acabaram condenados.

Dois manos, de Moura, que tinham “trocado” de identidades numa rixa em 2015, acabaram ontem condenados no Tribunal de Beja.

Os irmãos Padeiro, residentes em Moura, que em 2015 se envolveram numa rixa que terminou num esfaqueamento e na altura “trocaram de lugar” na agressão a um cidadão, foram ontem condenados por um Tribunal Coletivo no Juízo Criminal de Beja.

Em 2017, Flávio foi julgado pelo crime cometido por António, mas na sala de audiência a vítima, Nelson Valério, identificou ao juiz que o verdadeiro autor tinha sido António. O arguido foi absolvido, o juiz extraiu uma certidão que levou que a que o Ministério Público, revertesse a acusação.

Acusado de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, do qual viria a ser absolvido, António foi condenado a uma pena de dois anos, suspensa na sua execução por igual período, pela prática de um crime de ofensa à integridade física simples.

O arguido foi ainda condenado a pagar a quantia de 6.553,69 euros, sendo que desses 1.533,69 euros foram destinados à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo pelos tratamentos de Nelson Valério e mais 5.050 euros a este, a título de compensação e indemnização por danos patrimoniais.

O arguido, Flávio Padeiro, apresentara queixa contra Nelson Valério, por este alegadamente o ter agredido. O tribunal considerou que o arguido mentiu, e foi condenado a uma pena de cento e oitenta dias de multa, à taxa de seis euros dia, no total de 1.080 euros, pela prática de um crome de denúncia caluniosa.

Os factos julgados ocorreram no dia 26 de janeiro de 2015, quando António se envolveu numa discussão com Nelson, motivada pela reparação de um automóvel, tendo na altura Flávio assumido a autoria da agressão. No julgamento realizado em janeiro de 2017, os magistrados concluíram que o verdadeiro autor das agressões que tinha sido António e não Flávio, o que levou à abertura de outro processo, que ontem terminou em condenação dos irmãos.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo