Moura: No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, “O Sítio vai à Escola”.

A Câmara Municipal de Moura assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), celebrado a 18 de abril, com a atividade “O Sítio vai à Escola”.

Este ano, adotando uma abordagem diferente ao tema, serão os técnicos municipais a irem até à escola, desenvolvendo ali a atividade programada: “O Sítio vai à Escola”.

Entre 23 de abril e 3 de maio, a comunidade escolar poderá conhecer a Arqueologia e o trabalho arqueológico. Será recriada uma escavação para que os participantes tomem contacto com os métodos e técnicas do trabalho de campo: escavar; fotografar; desenhar; e também com o trabalho de gabinete, que tem o espólio arqueológico como protagonista; lavar; marcar; catalogar.

A atividade irá decorrer na Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos de Moura, mas também participarão alunos da Escola Secundária de Moura.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

São estas preocupações que fazem com que todos os anos a equipa de arqueologia do município se alie às comemorações e desenvolva um conjunto de atividades destinadas à comunidade.

Share This Post On
970x90_logo