Mértola: Workshop Rede Alimentar Local nos dias 14 e 15 de janeiro.

A Mina de S. Domingos e Mértola recebem na segunda e terça-feira, o Workshop Rede Alimentar Local, “Por uma alimentação de base, sazonal e mediterrânica”.

A Câmara Municipal de Mértola, em parceria com a Associação Terra Sintrópica, a Associação de Empresários do Vale do Guadiana e a Food Network Academy organizam, nos dias 14 e 15 de janeiro, um Workshop internacional dedicado à temática da soberania alimentar, com vista à implementação de uma Rede Alimentar Local no concelho de Mértola.

O objetivo é redescobrir o património e o conhecimento tradicional local sobre alimentação e estabelecer contatos com redes de alimentos e especialistas de outros países (Suíça, Espanha e Nepal). Identificar áreas de aprendizagem mútua e partilhar experiências entre redes de alimentos de diferentes lugares do globo.

Discutir modelos, soluções concretas de implementação e potencialmente oportunidades de negócios para produtores locais.

O foco do primeiro dia do programa será em torno das plantas perenes comestíveis e de recursos silvestres como o figo da índia e a bolota. Alimentos que têm vindo a ser desperdiçados e que faziam parte da dieta tradicional do território.

No segundo dia, o foco será em torno da concretização prática do projeto da rede alimentar de Mértola.  A manhã será dedicada à visita a algumas das hortas aderentes ao projeto e a tarde será para delimitar o plano de implementação de uma rede de produção e distribuição local de hortícolas e frutícolas para abastecimento de cantinas de restauração coletiva (lares, escolas e outras).

Share This Post On
970x90_logo