Mértola: Semana Gastronómica (18 a 24 maio) e Festival (23 e 24 de maio) da Túbera.

A Junta de Freguesia de Mértola, promove a Semana Gastronómica da Túbera acontece de 18 a 24 de março e o Festival, nos dias 23 e 24 de março, na tenda multiusos de Mértola.

Na semana que antecede o Festival da Túbera, a Junta de Freguesia de Mértola, em conjunto com os restaurantes da vila, promove a Semana Gastronómica da Túbera, uma iniciativa que dá a conhecer um dos mais importantes produtos tradicionais do concelho, conhecida como a trufa branca.

A Semana Gastronómica da Túbera acontece de 18 a 24 de março e o festival, nos dias 23 e 24 de março, na tenda multiusos de Mértola.

Os restaurantes aderentes (confirmados: O Brasileiro, Esquina e Muralha) apostam em pratos tradicionais em que as túberas são o ingrediente em destaque, como as túberas com ovos, com feijão ou com borrego.

A iniciativa está incluída no I Festival da Túbera de Mértola, organizado pela Junta de Freguesia de Mértola.

Túberas: As Trufas Alentejanas

As túberas ou túbaras é uma variedade de trufas existente com uma certa predominância no Alentejo e no Ribatejo. São aromaticamente menos intensas que as trufas, tendo um sabor bastante suave e delicado. As túberas são um segredo bem guardado e a maioria dos portugueses desconhece esta iguaria. O segredo da sua apanha é passado de pai para filho.

A época da apanha das túberas começa normalmente no final de Fevereiro e termina no início de Maio. Normalmente quem as apanha fá-lo para consumo próprio, congelando-as quando não são consumidas nos dias imediatos à apanha.

As túberas embora sejam da família das trufas são bastante menos intensas que estas e por isso deve-se ter alguns cuidados na sua preparação. Fundamentalmente devem ser combinadas com ingredientes cujos aromas não sejam muito fortes de modo a que os seus aromas delicados não sejam ofuscados.

Texto (Túberas, As Trufas Alentejanas): Rui Barradas Pereira/ reservarecomendada.blogspot.com

Share This Post On
970x90_logo