Mértola: Presépio “Do lixo faço arte”, de António Costa.


A Junta de Freguesia de Mértola apresenta, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, no antigo salão dos Bombeiros o Presépio “Do Lixo Faço Arte” de António Costa, artista natural de Moreanes.

O artista expõe pela primeira vez o seu trabalho na sede de concelho e a inauguração da exposição terá lugar no próximo sábado, pelas 10h30.

Depois da escola primária de Moreanes em 2016 e do salão de festas da Casa do Povo de Santana de Cambas em 2017, António Costa tem ao seu dispor um espaço maior, o que também lhe permitiu dar, ainda mais, largas à sua imaginação e engenho. Em exposição vão estar 46 esculturas de tamanho real, desde a sagrada família a muitas outras personagens e animais.

Além de executar todas as figuras e cenário com materiais recicláveis, como tecidos, papel e objetos cerâmicos, o artista recicla motores de eletrodomésticos para dar vida aos seus personagens. O artista afirma que “isto é uma maneira de mostrar às pessoas que o que é velho e que não tem utilidade pode ser aproveitado para fazer um trabalho magnífico”.

O desejo de construir a cena mais icónica do Natal acompanha o artista desde a infância em pensamento, mas foi avivado em 2001 ano em que, na viagem dos jovens da Câmara Municipal de Mértola à cidade de Roma, visitou o Vaticano e viu um presépio que nunca mais lhe saiu da cabeça.

A entrada à gratuita e o presépio pode ser visitado todos os dias das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.


Share This Post On
468x60.jpg