Mértola: Município apresenta Festival Islâmico 2019.

A Câmara Municipal de Mértola vai apresentar a 10.ª edição do Festival Islâmico a realizar em 2019.

A apresentação vai ter lugar no próximo sábado, dia 19 de maio, pelas 21h30, no adro da Igreja Matriz de Mértola. Além da imagem gráfica da próxima edição, a organização do Festival dará a conhecer algumas novidades do programa que está em preparação.

A apresentação do Festival Islâmico de Mértola está integrada no Festival Mur, que acontece este fim de semana em Mértola.

O projeto Festival Islâmico nasceu em 2001 e tem realização bianual e desde o início que tem assumido um papel de relevância fundamental na economia local.

Festival Islâmico de 2017, encerrou mais cedo devido a forte vendaval.

O Festival Islâmico de 2017, decorreu entre 17 e 21 de mauio, e terminou de forma abrupta, no último dia da sua realização devido a um forte vendaval que atingiu Mértola.

Milhares de pessoas foram retiradas do Festival Islâmico de Mértola, que decorria no centro histórico daquela vila, devido a um vendaval que causou estragos também noutras localidades.

Um vento forte e persistente causou estragos em várias tendas e numa habitação, atingida por um candeeiro, este domingo, em Mértola.

“É um vento muito forte que já causou estragos em várias estruturas”, disse na altura ao LN o comandante dos Bombeiros de Mértola, José Palma, referindo a presença de milhares de pessoas no festival.

“Não há feridos”, disse José Palma. Temendo que o vendaval pudesse causar mais estragos e até danos pessoais, a organização deu o festival por encerrado, cerca das 15.30 horas deste domingo.

Bombeiros, GNR e funcionários municipais ajudaram a evacuar o centro histórico de Mértola, onde decorria a 9.ª edição do Festival Islâmico.

Ironicamente, o barco que faz passeios no Guadiana, batizado de “Vendaval”, ficou em terra, impossibilitado de navegar nas águas agitadas do rio, devido ao forte vendaval que se faz sentir em Mértola e noutros locais do distrito.

O programa do Festival Mur está disponível em www.cm-mertola.pt.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On