Mértola: Ministra do Mar está hoje na “Vila Museu”.

Ministra do Mar em Mértola para assinar protocolo de navegabilidade do Guadiana.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, assinam hoje pelas 11 horas, no Centro de Interpretação do Pomarão, um Protocolo entre a Câmara Municipal de Mértola e a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços marítimos e contrato relativo à empreitada para a navegabilidade do rio Guadiana (Pomarão – Mértola).

A navegabilidade do Guadiana até à vila de Mértola é fundamental para o desenvolvimento da região e irá permitir aumentar a oferta turística náutica do concelho.

As obras para restabelecer a navegabilidade no Rio Guadiana entre Alcoutim e o Pomarão (na foto), concelho de Mértola, Alentejo, integradas num projeto cuja primeira fase (entre Vila Real de Santo António e Alcoutim) foi concluída no final de 2015.

Esta segunda fase do projeto integrou uma candidatura aos fundos comunitários previstos para o período 2014-2020 (POCTEP/Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal).

s condições de navegabilidade do rio começaram a degradar-se a partir de meados da década de 1960, depois do encerramento das minas de S. Domingos, no concelho de Mértola. Até então, e desde finais do século XIX, o rio tinha sido uma autêntica “autoestrada” fluvial, percorrida por centenas de navios que transportavam o minério até ao porto de Vila Real de Santo António.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo