Mértola: Câmara Municipal empenhada no desassoreamento do Rio Guadiana.


O concurso do processo de desassoreamento do rio Guadiana, no troço entre Alcoutim e o Pomarão, será efetuado até ao final de 2018, um investimento de 870 mil euros.
A Câmara Municipal de Mértola está empenhada para que a obra de desassoreamento do rio até Mértola seja uma realidade em breve, depois da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ter anunciado em Vila Real de Santo António, os concursos que avançam para a navegabilidade desde Alcoutim até Pomarão.

Segundo o Jornal “Baixo Guadiana”, o concurso para a obra mais cara anunciada pela ministra do mar diz respeito à navegabilidade desde Alcoutim ao Pomarão. Sem data fechada para já para o lançamento do concurso, Ana Paula Vitorino assegurou que o mesmo terá lugar “até ao final de 2018”, num investimento de 870 mil euros.

Recorde-se que no final do ano de 2017 no âmbito do projeto «Guadiana: Património Natural Navegável», a Marinha, através do Instituto Hidrográfico com uma brigada hidrográfica, realizou um levantamento topo-hidrográfico no Rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão.

Este projeto teve, precisamente, como objetivo a reabilitação da navegabilidade do Rio Guadiana no troço internacional, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos, a fim de aumentar a segurança da navegação, o que proporciona o desenvolvimento das atividades recreativas e turísticas.


Share This Post On
468x60.jpg