Mértola: Biblioteca Municipal associada à Comissão Nacional da Unesco.

A Biblioteca Municipal de Mértola passou, recentemente, a integrar a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.

Esta situação representa, simultaneamente, um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos e o reafirmar de um compromisso, relativo ao cumprimento dos valores e princípios preconizados no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, colocando no centro da sua atividade o desenvolvimento dos temas definidos, como prioritários, por aquele organismo internacional.

Assumindo-se como uma porta de acesso local à informação, à cultura e ao conhecimento, a Biblioteca Municipal de Mértola, procura de igual modo preservar e valorizar os saberes e as memórias locais.

Nesse sentido, o seu trabalho vai muito para além da recolha, seleção e disponibilização local da informação, centrando-se uma parte importante da sua atividade no desenvolvimento de projetos direcionados para públicos específicos, com vista à reflexão e partilha de ideias, em torno das grandes questões da atualidade.

Temas como a educação para a cidadania, a defesa do meio ambiente, a diversidade cultural estão, a par com a preservação da memória coletiva, no centro dos projetos desenvolvidos.

Share This Post On