Your SEO optimized title

Mértola: A autarca apresentou os investimentos para o abastecimento de água no concelho.

A Câmara Municipal de Mértola promoveu uma ação de divulgação pública dos investimentos previstos para o concelho na área de abastecimento de água. A iniciativa contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

No âmbito da parceria representada pelas Águas Públicas do Alentejo (AGDA), foram previstas para Mértola três empreitadas que totalizam investimentos de cerca de 5,7 milhões de euros.

Em causa, está a ligação em alta do concelho às origens de água existentes em Monte da Rocha e Enxoé/Alqueva, com o reforço da adução até Mértola (Eixo Serpa – Mértola), numa primeira obra de 1 milhão de euros, foi adjudicada à empresa ganhadora, e a adução às zonas norte e centro de Mértola, numa empreitada única, também lançada, de 3 milhões de euros.

Brevemente será lançada a terceira destas obras, que contemplará a adução de água a partir do Monte da Rocha, via Almodôvar, à parte sul do concelho, num investimento previsto de 1,7 milhões de euros no concelho.

O arranque das obras da primeira empreitada está previsto já para o decurso do último semestre de 2017, com um prazo de realização de um ano. As segunda e terceira obras prevêem-se que possam ficar concluídas dentro de 2 anos sensivelmente.

De acordo com Jorge Rosa, presidente da Câmara, “este é um dia histórico para Mértola, dado que os investimentos lançados são decisivos para a resolução dos problemas de abastecimento de água que atingem, especialmente em períodos de seca, várias localidades do concelho”, justificou.

De acordo com o edil é um passo em frente na garantia da qualidade de vida das populações locais, dado que o concelho deixará de depender dos furos artesianos, de pouca quantidade e difícil acesso, para ficar servido com uma origem superficial que dá outras garantias de quantidade e até de qualidade da água”, rematou.

Share This Post On