Habitação: Segurança Social vai financiar construção de residências de estudantes.

Universidades, Politécnicos e Câmaras podem recuperar imóveis para a construção de residências de estudantes, através do FNRE. A Segurança Social vai financiar construção

Segundo o Jornal de Notícias (JN), o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) foi reformulado e já permite a reconversão de edifícios devolutos em residências universitárias com dinheiro da Segurança Social (SS).

O FNRE da Segurança Social tem 1.400 milhões de euros para investir em alojamento para estudantes e em habitação a preços acessíveis.

De acordo com o JN, o património a integrar num subfundo do FNRE, terá de ser disponibilizado pelas universidades, politécnicos ou pelas autarquias. A SS entrara com o capital (até 30% do valor do subfundo) e a Fundiestamo, a gestora do FNRE, fará a obra.

Nem as universidades, politécnicos ou as autarquias terão que alocar verbas próprias. Finda a obra, a gestão dos equipamentos ficará a cargo dos serviços sociais da respetiva instituição de Ensino Superior.

Ana pinho, secretária de Estado da Habitação, está a fazer uma digressão pelo país, com vista a esclarecer e a motivar os municípios e as instituições locais para usarem estes dois instrumentos para criar oferta de alojamento a preços mais baixos para estudantes.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On