GNR: Proposta de estatuto será enviada às associações este mês.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, revelou que o estatuto profissional da GNR está «numa fase significativamente adiantada» e até ao final do mês vai ser enviada uma proposta às associações socioprofissionais.

GNR- Efetivos_800x800«Até ao final deste mês estaremos em condições de enviar às associações socioprofissionais da GNR uma proposta de estatuto de forma a iniciar um processo negocial nos termos da lei», afirmou a ministra na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Justificando a demora em aprovar o estatuto profissional da GNR, Constança Urbano de Sousa adiantou que teve «a necessidade de estudar este dossier em profundidade», trabalho que exige «reflexão e tempo».

O anterior Governo PSD/CDS-PP prometeu um novo estatuto profissional da Guarda Nacional Republicana e chegou a elaborar uma proposta, mas acabou apenas por aprovador o estatuto da PSP.

A ministra sublinhou que a proposta do estatuto da GNR tem de estar «minimamente consolidada no seio do Governo», pelo que «terminará em breve uma ronda de consultas com os ministérios».

Share This Post On