GNR: Posto de Barrancos, com novo concurso para realização de obras.

Vinte meses depois do anuncio da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, foi publicado o segundo anúncio para a obras do antigo quartel dos Bombeiros para receber o Posto da GNR de Barrancos.

A Portaria que permite a abertura de um novo concurso para a realização de uma empreitada de obras públicas para remodelação de edifício do antigo quartel dos bombeiros, para adaptação para o Posto Territorial da GNR de Barrancos, foi publicado em Diário da República, com um investimento um valor global estimado de 287.500,00€ (duzentos e oitenta e sete mil e quinhentos euros) acrescido de IVA.

Na Portaria n.º 643/2018, assinada pelos Gabinetes do Secretário de Estado do Orçamento e da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, justifica-se “a abertura deste novo processo, em virtude do anterior procedimento tendente à celebração do contrato de empreitada de obra pública, concurso público, ter ficado deserto. Neste contexto é necessário proceder à abertura de novo procedimento de formação de contrato de empreitada de obras públicas”.

Recorde-se que no passado dia 13 de Abril de 2017 o Lidador Notícias revelou que a GNR de Barrancos iria muda-se para o antigo quartel dos bombeiros. O edifício receberia obras de melhoramento e adaptação, tendo em conta que as instalações do atual posto foram adquiridas pelo Município em 1935, pela “módica” quantia de “50 contos”.

Em 14 de março, numa visita ao local e depois de uma reunião com o presidente da Câmara, Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, considerou como “prioritária a obra, dada a degradação e a velhice do edifício do atual posto”.

Segundo apurou o LN junto de fonte da Guarda, “a alteração estava prevista no plano de investimentos da GNR, estando a Divisão de Infraestruturas, a elaborar o projeto de remodelação para adaptação a posto do antigo quartel dos bombeiros”.

O edifício é propriedade da Segurança Social, que em agosto de 1993, celebrou um protocolo com a Câmara Municipal visando a utilização pelos Bombeiros Voluntários de Barrancos (BVB). O documento foi revisto em agosto de 2012, autorizando a sua ocupação pela GNR, mudança que só seria concretizada depois dos BVB, ocuparem o novo quartel, o que já se verificou.

O velhinho posto da GNR, localizado na Rua da Igreja, foi adquirido pelo Município em 1935, pela “módica” quanto de “50 contos”, com recurso a um empréstimo autorizado por despacho ministerial. A dívida foi pago durante 10 anos, tendo a última prestação sido liquidada em 1946, no valor de 3.226$10 (cerca de 16 euros).

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On