GNR: Detenção de oito indivíduos por furto e apreensão de 2340 quilos de azeitona.


Em comunicado o Comando Territorial de Beja da GNR anunciou a detenção de oito pessoas, na zona de intervenção do Destacamento de Beja, por furto de azeitona e a apreensão de 2.340 quilos desse fruto.

No distrito de Beja e relativamente às ações levadas a cabo até 15 de novembro, data em que deu iniciou a 2ª fase da Operação “Campo Seguro” a GNR deteve 4 indivíduos e apreendeu 870 quilos de azeitona, a que se junta mais estes 8 detidos e os 2.340 quilos de azeitona apreendidos.

No total a GNR deteve no distrito de Beja quinze pessoas em flagrante delito, os oito pelo furto de azeitona, quatro por condução sob efeito do álcool e um por conduzir sem carta. Houve duas detenções em que a GNR não especificou o tipo de crime pelo qual foram detidos.

No conjunto de operações, no distrito, levadas a cabo pelo (CTBeja) na semana de 9 a 15 de dezembro, além da azeitona, foram ainda apreendidas 24 munições uma arma de caça e um veículo.

Das ações de fiscalização de trânsito e da fiscalização em geral, evidenciam-se os seguintes registos de 235 infrações detetadas, destacando-se: 17 relacionadas com tacógrafos, 12 por excesso de velocidade, 11 por falta de inspeção periódica obrigatória, 10 por excesso de carga, 12 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 6 relacionadas com iluminação/sinalização, 6 relacionadas com os pneumáticos, 4 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 4 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 4 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório,

Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou quarenta acidentes, com o registo de dois mortos, dois feridos graves e nove feridos leves.

No que respeita à fiscalização geral, foram elaborados dez autos de contraordenação, seis no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e quatro no âmbito da legislação policial.

A GNR levou ainda a cabo quatro ações de sensibilização, duas sobre o programa “Residência Segura”, tendo sido sensibilizados 11 idosos, uma sobre a temática “Idosos em segurança”, tenso sido sensibilizados 11 idosos e uma de âmbito escolar sobre a temática “Prevenção e Segurança Rodoviária”, tendo sido sensibilizados 35 alunos, um professor, uma educadora de infância e uma auxiliar de ação educativa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg