Garvão/ Ourique: Feira anual junta o mundo rural entre 11 e 13 de maio.

Depois da Feira do Porco Alentejano e da Ovibeja, o Mundo Rural do Baixo Alentejo exercita o seu esplendor na Feira de Garvão 2018 – 24ª Exposição Agropecuária.

O certame é palco privilegiado de memórias, de convergências e de afirmação de uma capacidade produtiva que tem alavancado a economia local e a resiliência de quem trabalha e vive da terra.

Entre 11 e 13 de maio, a Câmara Municipal de Ourique associa-se à Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e à Junta de Freguesia de Garvão e Santa Luzia para dar expressão a um fervilhar de emoções, de realizações e de encontros de gente do Mundo Rural e de muitos visitantes. São todos muito bem-vindos, a Garvão e a Ourique!

A Feira de Garvão é a exposição agropecuária, são os encontros de produtores, as sessões de esclarecimentos, os concursos das raças autóctones, os leilões, as degustações, a animação musical e um ambiente único, de convívio, de saberes acumulados e de sentido de futuro.

A edição de 2018 conta com o Encontro de Produtores de Raça Garvonesa, pelas 13 horas, de sexta, 11 de maio; o 1º Concurso de Alfeires de Porco Alentejano, pelas 11 horas, de sábado, 12 de maio; o XVIII Concursos Regional de Garvão de Rafeiro do Alentejo, pelas 10:30 horas, a 2ª Pool de Equitação no trabalho, pelas 11 horas e o Encontro de Cante do Baldão, pelas 15 horas, de domingo, 13 de maio.

Para além das exposições de animais e de máquinas agrícolas, da venda de produtos tradicionais e das tasquinhas com o melhor da gastronomia regional, a Feira contará com o seguinte programa de animação musical: sexta,11 de maio, baile com Fábio Lagarto, pelas 21:30 horas, espetáculo com “Calma e Vento Sul”, pelas 23 horas, e novo baile com Fábio Lagarto, a partir das 00:30 horas; sábado, 12 de maio, baile com Emanuel Martins, pelas 21:30 horas, espetáculo com “Sons do Minho”, pelas 23 horas, e novo baile com Emanuel Martins, a partir das 00:30 horas; e domingo, 13 de maio, espetáculo com “Alma Sul”, pelas 17 horas e concerto com os “Artesãos da Música”, pelas 18:30 horas.

Marca da tradição da Feira de Garvão, no sábado, 12 de maio, pelas 17:15, está prevista a realização da tradicional corrida de touros, com a participação dos cavaleiros João Moura, Tito Semedo, Ana Batista, Moura Caetano, Telles Bastos e Duarte Pinto, estando as pegas dos touros da ganadaria Varela Crujo a cargo dos Forcados Amadores da Moita, do Ribatejo e do Redondo.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Share This Post On