Ferreira do Alentejo: Festival Giacometti entre os dias 30 de maio e 2 de Junho.

Celina da Piedade, Tim, as Adufeiras de Monsanto, os Fogo Fogo, hai la Hora ou as Batukaderas de Marapano são apenas alguns dos 230 artistas que vão passar por Ferreira do Alentejo entre os dias 30 de maio e 2 de Junho, na edição de ano do Festival Giacometti.

Durante os quatro dias do Festival, 11 locais diferentes do concelho acolhem cerca de 33 eventos. O Festival promete trazer um verdadeiro rebuliço criativo em torno da música, arte, antropologia, cinema, dança e gastronomia.

Este evento anual, acolhe para si desafios culturais ao chamar um cartaz nacional e internacional de várias expressões contemporâneas, fazendo co-habitar tradição e inovação.

A figura que dá o nome ao festival foi uma personalidade que, apesar de natural da Córsega, fez um trabalho de recolha e investigação notáveis em prol da Cultura Popular – literatura oral, música, dança e medicina tradicional.

Existe uma ligação forte de Michel Giacometti a Ferreira do Alentejo onde, em 1968, fez várias recolhas relacionadas com o “cante” em Peroguarda, Ferreira e Figueira dos Cavaleiros. Os laços profundos que estabeleceu com a comunidade local, nomeadamente com Peroguarda, onde criou diferentes amizades, levam-no a escolher a pequena e branca aldeia como a sua última habitação.

Entre 30 de maio e 2 de junho, há um mundo de culturas para descobrir em Ferreira do Alentejo!

Share This Post On
970x90_logo